PÁGINAS SOCIOPOÉTICAS: os saberes de jovens do ensino médio sobre leitura

Autores

  • MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA SANTOS Universidade Federal do Piauí
  • SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

jovem, ensino médio, leitura, Sociopoética

Resumo

Este trabalho trata da relação que se dá entre jovens e leitura e traz os resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Severiano Sousa, em Teresina-PI. Foram referências da pesquisa: Larrosa (2009, 2010), Chartier (1999), Freire (2009), Certeau (2011), Pennac (2008), Manguel (1997), Lajolo (2007) dentre outros, nos debates sobre leitura; Diógenes (2010), Abramo (1999), nas questões que tratam de juventudes. Para a produção dos dados, utilizou a metodologia sociopoética, prática social de construção do conhecimento. As análises dos dados levaram a duas linhas ou dimensões do pensamento do grupo-pesquisador: tipos de leitura e de leitor; e cegueiras que atrapalham e/ou impedem a leitura. Em relação à primeira, os jovens criaram confetos como leitura cabeça de cuia, que faz o leitor cabeça de cuia interagir com o texto, fazendo com que ele deseje ler mais e mais o texto, provocando reações em cadeia em forma de emoções das mais diversas, e que levam a outros confetos potentes como a leitura livro aberto, leitor criatividade, leitura mundo diferente, leitura coisa imaginária, leitor livro na mente. A segunda linha foi definida a partir do confeto cegueira da leitura: a preguiça; a linguagem de difícil compreensão; a ausência de obras contemporâneas nas bibliotecas; e o tratamento dado às capas, que devem ser atrativas e trazer sínteses cativantes. Os dados produzidos nesta pesquisa demonstram o turbilhão de ideias e de conceitos desterritorializados e heterogêneos, marcados pelas multifaces juvenis.

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Biografia do Autor

MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA SANTOS, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Piauí. Revisora de textos. Diagramadora. 

SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD, Universidade Federal do Piauí

Professora adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Cidadania (NEPEGECI). Coordena o Observatório das Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola (OBJUVE). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do de Antropologia e Arqueologia da UFPI.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

DE SOUZA SANTOS, M. D. C. ., & COSTA ADAD, S. J. H. . (2013). PÁGINAS SOCIOPOÉTICAS: os saberes de jovens do ensino médio sobre leitura. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 103–136. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1344

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