ARTE URBANA, JUVENTUDE E EDUCAÇÃO SENTIMENTAL: entre a cidade e o ciberespaço (experiências etnográficas)

Autores

  • GLÓRIA DIÓGENES Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

antropologia das ruas, ciberespaço, ritos jovens, arte urbana, educação sentimental

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa de pós-doutorado efetuada em Lisboa durante o ano de 2013, sobre arte urbana e graffiti. O artigo aborda dinâmicas juvenis no âmbito da arte de rua, seguindo linhas e movimentos efetuados entre ambientes presenciais urbanos e o ciberespaço. A arte urbana expande-se nas avenidas digitais e põe em cena atores que transcendem lugares, tempos e classificações geracionais. Parte-se do pressuposto de que as mutações efetuadas entre o pichador/ graffiter ilegal – em direção ao artista urbano – sinalizam, também, um ritual de passagem entre um tipo de juventude e uma condição adulta, podendo ser identificadas como marcadores geracionais. A linha narrativa do texto seguirá o percurso de dois narradores-chave: Grud, artista urbano residente em Fortaleza/Brasil, e Hazul Luzah, morador da cidade do Porto/Portugal. Por meio da arte urbana, de acordo com os interlocutores da pesquisa, produz-se um tipo de educação dos sentimentos, movida por percepções, vínculos e sentidos múltiplos de apropriação da cidade e de suas vias no ciberespaço. Cabe ao artista urbano, assim como ao antropólogo que se agita entre redes, munir-se de um dispositivo nômade, misturar-se, deslocar-se, registrar e refazer, se assim for, traços, cores e estilos de sua assinatura nas malhas da cidade e nos sítios digitais.

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Biografia do Autor

GLÓRIA DIÓGENES, Universidade Federal do Ceará

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenadora do Laboratório das Juventudes (Lajus) da UFC. Atualmente, é investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

DIÓGENES, G. . (2013). ARTE URBANA, JUVENTUDE E EDUCAÇÃO SENTIMENTAL: entre a cidade e o ciberespaço (experiências etnográficas). Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 51–76. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1342

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