COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes

Autores

  • SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD Universidade Federal do Piauí
  • POLLYANA DAS GRAÇAS RAMOS DA SILVA Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico

Palavras-chave:

corpo, movimento, escritas de si, juventudes, Círculo de Cultura Sociopoético

Resumo

Este artigo refere-se à experiência da Roda de Cultura Sociopoética com o tema-gerador corpo e movimento na educação, do Projeto de Extensão Rodas de Cultura Sociopoéticas: juventudes e artes na educação. A roda é parte da formação de jovens futuros pedagogos na temática das juventudes. As narrativas – escritas de si4 –, envolveram as questões: Qual a relação entre corpo e movimento? Como se aprende com o corpo em movimento? O que pode o corpo tendo a arte como potência para o movimento? A metodologia utilizada foi o Círculo de Cultura Sociopoético. Os resultados apresentam duas linhas de pensamento do grupo: a primeira linha trata da ausência de movimento e da presença da mudez dentro da escola; a segunda linha realça a experiência, o movimento, a arte na formação do pedagogo e os limites de um currículo que impede o movimento do corpo e a criação na sala de aula.

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Biografia do Autor

SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD, Universidade Federal do Piauí

Professora adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Cidadania (NEPEGECI). Coordena o Observatório das Juventudes, cultura de paz e violências na Escola (OBJUVE). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e do de Antropologia e Arqueologia da UFPI. 

POLLYANA DAS GRAÇAS RAMOS DA SILVA, Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico

Estudante de Pedagogia. Formação em Sociopoética. Bolsista PIBIC/CNPq. Estudiosa do corpo em movimento e das juventudes. 

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

COSTA ADAD, S. J. H. ., & GRAÇAS RAMOS DA SILVA, P. D. . (2013). COMO SE APRENDE COM O CORPO EM MOVIMENTO: narrativas de futuros pedagogos em formação na temática das juventudes. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 19–50. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1341

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