A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • VERA LÚCIA MARTINIAK Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • ELIZA RIBAS GRACINO Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8718

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Projeto Político Pedagógico, Trabalho Coletivo, Autonomia

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão a respeito do papel da gestão escolar e a efetivação do projeto político pedagógico como instrumento de articulação da autonomia escolar. Tem como objetivo problematizar a construção histórica da gestão escolar e da importância da implantação dessa gestão para a construção de um Projeto Político Pedagógico coletivo, portanto democrático. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, intencionando colaborar para a reflexão sobre a importância da participação de todos os atores sociais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Para fundamentar as discussões sobre a gestão escolar elencou-se autores que abordam sob o aspecto histórico bem como os que discutem a gestão democrática como: Dourado (2002), Ferreira (2006), Gadotti (1994), Libâneo (2004), Lück (2006, 2009), Saviani (1985, 1999, 2010) Silva (2003), Teodoro (2001), bem como em alguns documentos legais: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Decenal de Educação para Todos. Os estudos permitiram observar que construir coletivamente uma práxis de gestão participativa e democrática pressupõe romper com os ranços adquiridos ao longo da história da educação, assumindo uma postura de resistência, diálogo e compromisso. As possibilidades de mudança estão vinculadas ao sistema escolar, as políticas em educação, mas principalmente a problematização do cotidiano escolar. Acredita-se que o estudo pode auxiliar nas discussões em torno da importância da elaboração e aplicação coletiva do Projeto Político Pedagógico.

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Biografia do Autor

VERA LÚCIA MARTINIAK, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em educação. Professora efetiva do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

ELIZA RIBAS GRACINO , Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPB. Professora Colaboradora do Departamento de Pedagogia da UEPB.

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

MARTINIAK, V. L. ., & RIBAS GRACINO , E. . (2014). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 188–206. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8718

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