AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • ARACI ASINELLI-LUZ Universidade Federal do Paraná
  • ADOLFO ANTONIO HICKMANN Universidade Federal do Paraná
  • GIRLANE MOURA HICKMANN Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Bioecologia do Desenvolvimento Humano, Transição dos Ciclos de Aprendizagem, Interação, Mediação

Resumo

O presente estudo aborda os fatores do desenvolvimento humano envolvidos na passagem dos Ciclos de Aprendizagem e as possíveis relações com o processo de ensino-aprendizagem, sob a ótica das relações interpessoais e das dimensões afetivas. O referencial teórico baseia-se na perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, na teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e na teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner. Essa escolha justifica-se pela necessidade de uma releitura do processo de vivência do modelo dos ciclos educacionais, na transição ecológica experienciada pelos educandos. O interesse pelo estudo surgiu a partir de recorrentes dificuldades vivenciadas pelos autores em encontrar ações concretas que amparem professores, pais e alunos a minimizar os impactos negativos na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Índices nacionais do IBGE/Pnad, SAEB/INEP e MEC, apontam para resultados de desempenho escolar baixo especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A aprovação e reprovação, assim como o desempenho escolar ainda são assuntos recorrentes na Educação Brasileira. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi pesquisa bibliográfica realizada através da análise de artigos acadêmicos e de obras de referência sobre o assunto proposto. Os achados evidenciam que o ambiente escolar constitui o espaço efetivo de construção do conhecimento que propicia o desenvolvimento humano e deve levar em consideração a idade maturacional dos educandos. O aprofundamento dos estudos teóricos das relações interpessoais é também um caminho para se alcançar respostas às necessidades educacionais atuais.

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Biografia do Autor

ARACI ASINELLI-LUZ, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional), Setor de Educação da UFPR, Brasil. Vice-coordenadora do NEPS – Núcleo de Estudos de Pedagogia Social NEPS/UFPR.

ADOLFO ANTONIO HICKMANN, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação da UFPR, Brasil. Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Membros do NEPS – Núcleo de Estudos de Pedagogia Social NEPS/UFPR. girlanehickmann@gmail.com

GIRLANE MOURA HICKMANN, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação da UFPR, Brasil. Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Membros do NEPS – Núcleo de Estudos de Pedagogia Social NEPS/UFPR. 

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

ASINELLI-LUZ, A. ., HICKMANN, A. A. ., & MOURA HICKMANN, G. . (2014). AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS DIMENSÕES AFETIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 102–125. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1304

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