RELAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

  • VIVIANE DO ROCIO BARBOSA Universidade Federal do Paraná
  • SANDRA REGINA KIRCHNER GUIMARÃES Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Alfabetização, Prática pedagógica na alfabetização, Formação docente

Resumo

Retrata, como pesquisa acadêmica, as comparações entre discurso e prática pedagógica alfabetizadora e verifica possíveis convergências e divergências que resultam da análise dos encaminhamentos metodológicos utilizados e da fundamentação teórica proferida. Os participantes são cinco professoras alfabetizadoras, atuantes no 2º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - Paraná. Utiliza oito dias de observação em sala de aula e entrevistas individuais. Demonstra que os professores participantes dizem ter por objetivos formar leitores e escritores ativos e críticos, porém a prática desenvolvida em sala pouco favorece isso. Aponta que as práticas evidenciam mais o desenvolvimento das habilidades fonológicas que outras. Identifica que o trabalho com o nome das letras é desenvolvido pelas cinco participantes, contudo não está inserido num contexto mais amplo de aprendizagem da língua escrita. Indica que há divergências entre discurso e prática, porém mostra a necessidade de outros estudos empíricos, semelhantes a este, focalizando os conteúdos curriculares que compõem a grade da formação inicial de professores que atuarão na alfabetização, de modo a fornecer subsídios para um aprimoramento dessa formação. Além disso, sugere a importância de se proporcionar formação continuada voltada para questões de conteúdo da língua, além de aspectos metodológicos diferenciados.

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Biografia do Autor

VIVIANE DO ROCIO BARBOSA, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora Substituta na Universidade Federal do Paraná e Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

SANDRA REGINA KIRCHNER GUIMARÃES, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Psicologia pela PUCPR. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2016-08-10

Como Citar

DO ROCIO BARBOSA, V. ., & KIRCHNER GUIMARÃES, S. R. . (2016). RELAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 236–259. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1244

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