AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP

Autores

  • LEANDRO GONÇALVES MARTINS Universidade Católica de Santos
  • PAULO ANGELO LORANDI Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Docente universitário, Formação docente, Ensino superior, Práticas pedagógicas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), na prática docente universitária. Visa assim compreender, com uma interpretação sociológica, e dentro do contexto das IES privadas, as principais influências que o ENADE pode trazer para a prática docente universitária, na percepção dos professores pesquisados, expondo a percepção e o entendimento destes sobre o exame e ainda analisa o que estes têm sentido e alterado às suas práticas, em decorrência desta avaliação externa. Selecionaram-se quatro IES privadas localizadas na cidade de Santos SP para serem pesquisadas. Os docentes participantes atuam no curso superior em administração de suas respectivas instituições. Dias Sobrinho, Sguissardi e Boaventura Santos referenciam o contexto universitário brasileiro relatado. A análise sociológica do discurso (ASD), baseada em Ibáñez e Ruiz Ruiz, foi escolhida como técnica de análise. Os conceitos de ethos, habitus, campo e violência simbólica de Bourdieu contribuíram na análise realizada nesta pesquisa, buscando melhor compreender as falas e as ações sociais do contexto exposto. Os resultados mostram algumas das percepções que os investigados possuem sobre as influências sentidas provenientes do ENADE, dentre elas destacam-se: modificações no formato de questões e avaliações para adequação ao modelo proposto pelo exame; e ainda mudanças nos planos de ensino e nos conteúdos programáticos por conta desta avaliação. Questiona-se sobre a efetividade do ENADE para além dos fins quantitativos. Não se objetiva concluir, simplesmente, se este modelo avaliativo é bom ou ruim para as universidades ou os docentes envolvidos, mas sim apresentar que esta avaliação traz influências nas práticas docentes.

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Biografia do Autor

LEANDRO GONÇALVES MARTINS, Universidade Católica de Santos

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos. Professor da Esamc Santos e Unip Santos.

PAULO ANGELO LORANDI, Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Mestrado em Educação da Unisantos. 

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

GONÇALVES MARTINS, L. ., & LORANDI, P. A. . (2017). AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP . Linguagens, Educação E Sociedade, (36), 05–28. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1217

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