MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • JORLANNIA DA SILVA FIGUEREDO Universidade Federal do Piauí
  • RAQUEL SOUSA VALOIS Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7585

Palavras-chave:

Procedimentos de ensino, Ensino Superior, Licenciatura em Ciências Biológicas, Professores, Alunos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem praticado no âmbito dos dois cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em duas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), na cidade de Floriano, Piauí, Brasil, a partir da visão de docentes e discentes, a respeito dos métodos de ensino utilizados nas disciplinas, identificando os mais utilizados e o modo como estes facilitaram e/ou dificultaram a aprendizagem. Para isso, buscamos embasamento em referencial teórico que tece discussões e reflexões sobre métodos de ensino e recursos didáticos e importância no processo de ensino-aprendizagem. O instrumento utilizado para a coleta de dados foram questionários semiestruturados aplicados com 32 discentes e 15 docentes. Os dados foram posteriormente organizados e analisados a partir da análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram uma contradição de que, apesar da aula expositiva ser considerada por muitos discentes como um método de ensino eficaz, é também um dos que mais recebe críticas e que menos desperta interesse nos alunos; as aulas práticas, sejam elas de campo ou em laboratório, proporcionam aos discentes uma melhor compreensão do assunto visto nas aulas expositivas, e está entre os métodos mais bem aceitos; alguns professores, por sua vez, consideram que a discussão de artigos e/ou debates são métodos que despertam interesse nos alunos e estes estão diversificando suas aulas através do uso de aulas práticas, vídeos e grupos de discussão. Podemos inferir que na formação inicial tanto os docentes quanto os métodos de ensino utilizados por estes podem influenciar na formulação de um exemplo do ser docente em algum momento do exercício profissional dos licenciados.

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Biografia do Autor

JORLANNIA DA SILVA FIGUEREDO, Universidade Federal do Piauí

Licencada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí.

RAQUEL SOUSA VALOIS , Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Educação – Educação Ambiental pela UNESP/Rio Claro, licanciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí. Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológias da Universidade Federal do Piauí/CAFS. 

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

DA SILVA FIGUEREDO, J. ., & SOUSA VALOIS , R. . (2017). MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 227–253. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7585

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