EDUCAÇÃO MUSICAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • EZENICE COSTA DE FREITAS BEZERRA Universidade Federal de Rondônia
  • JURACY MACHADO PACÍFICO Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7734

Palavras-chave:

Educação infantil, Educação musical, Práticas docentes

Resumo

O texto aborda a presença da educação musical na educação infantil, resultado de pesquisa que teve por objetivo investigar a presença da educação musical nas práticas pedagógicas de professoras da educação infantil de uma escola pública municipal, na perspectiva de promover intervenção formativa que valorize as experiências de educação musical com crianças em idade de zero a cinco anos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e com proposta intervencionista, utilizou como instrumentos para registro e produção de dados: a)estudos bibliográficos; b)observação; c) questionários e; d) oficina de educação musical, sendo os sujeitos colaboradores quatro professoras e uma coordenadora pedagógica que atuam na etapa da educação infantil. Os resultados apontaram que a educação musical ainda não foi inserida na escola, figurando a ausência nas práticas pedagógicas, mas que a inserção é possível. O estudo também interveio nesse sentido de modo que, em última etapa, já considerando os aportes teóricos e práticas da oficina, elaborou proposta de ação visando à continuação da pesquisa e posterior intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EZENICE COSTA DE FREITAS BEZERRA, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação Escolar (PPGEE/MEPE)– – Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

JURACY MACHADO PACÍFICO, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar (Unesp-Araraquara/SP). Professora do PPGEE/MEPE– Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  

Referências

AZEVEDO, Heloisa Helena de Oliveira de. Educação infantil e formação de professores: para além da separação cuidar-educar. São Paulo: Ed. da Unesp, 2013.

BEYER, Esther S. W. O ensino da música na Educação Infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Recife. Anais. Recife: ABEM, 1998.

BITTAR, M;SILVA, J.; MOTA, M. A .C. Formulação e implementação da política de educação infantil no Brasil. In: Educação infantil, política, formação e prática docente. Campo Grande, MS: UCDB, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília DF, 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília, DF, 1997. Disponível em:. Acesso em: 21 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.Brasília, DF, 1998. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Área de Música. In: CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 11., 1998, Brasília. Anais...Brasília,DF: CONFAEB, 1998.

BRASIL. Lei Ordinária 9394/96, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/>. Acesso em: 6 jun. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Emendas Constitucionais de Revisão. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Seção 1.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em:21 mar. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.612, de 30 de junho de 1995. Construção e equipamentos de unidades escolares para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jun. 1995. Disponível em: <http://ditel.casacivil.ro.gov.br/cotel/Livros/Files/D6924>.Acesso em: 21 mar. 2018.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006. Nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2006. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc53.htm>. Acesso em: 21 mar. 2018.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 denovembro de 2009. Nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009. Seção 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm>. Acesso em: 21 mar. 2018.

BRASIL. Lei Ordinária 9394/96, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/>. Acesso em: 6 jun. 2016.

BRASIL. Lei nº 4.024/61. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 27 dez. 1961. Seção 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L4024.htm>. Acesso em: 21mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus. 1971. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 11 ago. 1971. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>.Acesso em: 21mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 16 jul.1990. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211 publicação original-1-pl.html>. Acesso em: 21mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Brasília, 2007. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 21 jun. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm>. Acesso em: 21mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para o ensino da música na educação básica. Brasília, 2008. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 19 ago. 2008. Seção 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2018.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva.São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Parecer 20/2009.

CNE/CEB nº: 12/2013, de 4 de dezembro de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 dez, 2013.

DUARTE, Rosangela. A construção da musicalidade do professor de Educação Infantil: um estudo em Roraima. 2010. Tese (Doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

FONTERRADA, Marisa Trench. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Ed. da UNESP, 2008.

FREGA, Ana Lúcia. Metodologia comparada de laeducacion musical. Buenos Aires: CIEM (Centro de Investigación Educativa Musical), 1994.

GAINZA, Violeta H. Estudos de Psicopedagogia musical. São Paulo. Summus, 1998.

GUNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. Série: Planejamento de Pesquisa nas ciências sociais, n. 01. Brasília, DF: UNB, 2003. Laboratório de Psicologia Ambiental. Disponível em: <http://www.dcoms.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/como_elaborar_um_questionario.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2013

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

MALI, Taylor. Um bom professor faz toda a diferença. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria; Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATEIRO, Teresa. ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex 2011 – Série Educação Musical.

PACÍFICO, Juracy Machado. Políticas públicas para a Educação Infantil em Porto Velho/RO. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara (1999/2008) -2010.

PASCOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina. A história da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.33, p.78-95, mar. 2009.

PAZ, Ermelinda A., Pedagogia Musical Brasileira no Século XX - Metodologias e Tendências. Brasília: Editora Musimed, 2000.

PENNA, Maura. Reavaliações e buscas em musicalização. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

SCHROEDER. Silva C. Nassif e Jorge Luiz. As crianças pequenas e seus processos de apropriação da música. Revista da ABEM, v.19, nº 26, p.105-118, jul. dez 2011. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/pdfs/ed30_revistadaabem.pdf>. Acesso em 25 maio 2016.

TEIXEIRA. Nilza Karlla. Marcos Históricos da Educação Musical no Brasil. 2014. Disponível em:<http://www.webartigos.com/artigos/marcos-historico-da-educacao-musicalno Brasil/118434>. Acesso em 18.08.2017.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

COSTA DE FREITAS BEZERRA, E. ., & MACHADO PACÍFICO, J. . (2018). EDUCAÇÃO MUSICAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 295–314. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7734

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.