DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

Autores

  • EVELIN NAIARA GARCIA Universidade Católica do Paraná
  • ALBONI MARISA DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7654

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Inclusão, Pessoas com deficiência, Aprendizagem

Resumo

As pessoas com deficiência enfrentam inúmeras dificuldades, entre elas a de estarem incluídas e de participarem do processo de aprendizagem. Nesse contexto, a tecnologia assistiva é importante instrumento para integrar o aluno com deficiência na aprendizagem nas atividades cotidianas, sociais e educacionais, uma vez que interage para restaurar a função humana, a fim de potencializar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência. Essa questão ultrapassa a garantia legal, estando diretamente relacionada à manutenção da dignidade humana. O objetivo deste trabalho é, portanto, conceituar, classificar e categorizar tecnologia assistiva como resultado da aplicação de avanços tecnológicos, de várias áreas do conhecimento, na educação inclusiva. Com o apoio teórico nos estudos de Bersch, Ross, Mantoan e Sassaki, entre outros, são analisados documentos oficiais e oriundos de acordos internacionais firmados pelo país. A metodologia adotada no trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos apontam no sentido de que as pessoas com deficiência são concebidas como sujeitos de direitos, devendo ter acesso e aprender com instrumentos da tecnologia assistiva, ferramenta facilitadora da aprendizagem que irá lhes proporcionar autonomia e dignidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EVELIN NAIARA GARCIA, Universidade Católica do Paraná

Advogada. Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

ALBONI MARISA DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. 

Referências

ASSISTIVE TECHNOLOGY ACT de 1998 (P.I.105-394, S.2432). Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2017.

BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, Brasília:EESP/MEC, p. 89-94, 2006.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Disponível em: . Acesso em: 05 ago.2017.

BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Introdução ao conceito de Tecnologia Assistiva e modelos de abordagem da deficiência. Porto Alegre: CEDI - Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2006. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/tecnologiaassistiva>. Acesso em: 28 jul. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 05 ago. 2017.

BRASIL. Lei Federal n. 7.853 de 24 de outubro de 1989. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7853.htm>. Acesso em: 01 ago. 2017.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 05 ago. 2017.

BRASIL. Decreto n. 3.298 de 20 de dezembro de 1999. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2017.

BRASIL. Lei Federal n. 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L10098.htm>. Acesso em: 01 ago. 2017.

BRASIL. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 05 ago. 2017.

BRASIL. Decreto n. 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm>. Acesso em: 20 ago. 2017.

BRASIL. Decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva05122014&Itemid=30192>. Acesso em: 05 ago. 2017.

BRASIL. Decreto n. 6.949 de 25 de agosto de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm>. Acesso em:05 ago. 2017.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 20 ago. 2017.

BRASIL. Lei Federal n. 13.146 de 06 de julho de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 05 ago.2017.

CARLETTO, A. C.; CAMBIAGHI, S. Desenho universal – Um conceito para todos. Disponível em: <http://www.vereadoramaragabrilli.com.br/files/universal_web.pd>f. Acesso em: 01 ago. 2017.

CAT, 2007b. Comitê de Ajudas Técnicas. Ata da Reunião VII, de dezembro de 2007. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Coordenadoria

Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em:

>. Acesso em: 01 ago. 2017.

CNAT, 2005. Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas, Secretariado Nacional para Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPC). Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2017.

EUROPEAN CONSORTIUM, 1999. Educação em tecnologias de apoio para utilizadores finais: linhas de orientação para formadores. Disponível em:. Acesso em: 28 jul. 2017.

EUSTAT CONSORTIUM, 1999a. Assistive Technology Education for End UsersEUROPEAN COMMISSION- DGXIII. Disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2017.

EUSTAT, 1999b. Educação em tecnologias de apoio para utilizadores finais: linhas de orientação para formadores. Disponível em: <http://www.siva.it/research/eustat/eustgupt.html>. Acesso em: 01 ago. 2017.

ISO 9999. Norma Internacional: classificação. Disponível em: <http://www.unit.org.uy/misc/catalogo/9999.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien; 1990 Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/org/images/0008/0000862/086291por.pdf>. Acesso em: 28 jul.2017.

MANTOAN, M. T. E. A tecnologia aplicada à educação na perspectiva inclusiva. Mimeo, 2005.

MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: BRASIL. MEC/SEESP. Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília:SEESP/MEC, 2005, p. 82-86.

OKUMURA, M. L. M; CANCIGLIERI JUNIOR, O. Engenharia simultânea e desenvolvimento integrado de produto inclusivo. Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos Orientados para Tecnologia Assistiva: Proposta de Framework conceitual. Novas Edições Acadêmicas: 2014. 230 p.

RADABAUGH, M. P. Study on the Financing of Assistive Technology Devices of Services for Individuals with Disabilities: A report to the president and the congress of the United State, National Council on Disability, Março 1993. Disponível em: <http://www.ccclivecaption.com>. Acesso em: 05 ago. 2017.

ROSS, P. R. As janelas da não visualidade. In: MOREIRA, L. C.; SEGER, R. G. (Org.). Caderno de Educação Inclusiva. Cap. 3. Curitiba: UFPR Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, 2010, p. 51-85.

SALAMANCA, 1994. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na área das Necessidades Educativas Especiais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017.

SANTOS, R. F. dos. Novas tecnologias e seus impactos na qualidade de vida de pessoas com deficiência. Dissertação. 123p. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física. Campinas: 2015. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/274677/1/FerreiradosSantos_Renata_M.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.

SASSAKI, R. K. Vida independente: história, movimento liderança, conceito, reabilitação, emprego e terminologia. São Paulo: Revista Nacional de Reabilitação, 2003.

SEESP/MEC, 2009. Secretaria de Educação Especial. Ministério da Educação. Programa de Educação Inclusiva Direito à Diversidade. Disponível em: . Acesso em: 05 ago. 2017.

STORY, M.; MUELLER, J.; MACE, R. The Universal design file: Designing for people of all ages and abilities, Raleigh North Carolina: NC State University Center for Universal Design, 127, p. 1998. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov/ERICCWebPortal/search/detailmini.jsp?_nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=ED460554&ERICExtSearch_SearchType_0=no&accn0=ED460554>. Acesso em: 28 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

NAIARA GARCIA, E. ., & DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, A. M. . (2018). DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 269–294. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7654

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)