A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR

Autores

  • ZILDA PEREIRA DOS SANTOS NETA VITAL Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7773

Palavras-chave:

Leitura, Funções psicológicas superiores, Educação escolar

Resumo

Entende-se que a leitura é um processo comunicativo e mediador que contribui para o desenvolvimento social e psicológico do ser humano, além de constituir-se em instrumento que possibilita à criança apropriar-se dos conceitos científicos, imprescindíveis aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Neste percurso, as funções psicológicas superiores, apontadas como as complexas formas culturais psíquicas de comportamento, desempenham papel primordial, em um caminho de mão dupla, no qual se desenvolvem e promovem desenvolvimento. Assim, apresentam-se neste artigo, reflexões sobre esse processo, ressaltando sua relação com a constituição do psiquismo humano. De cunho qualitativo e bibliográfico, a pesquisa embasa-se na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica, entendendo que o desenvolvimento humano ocorre nas relações sociais, e quando se trata da apropriação do saber escolar é necessário um fazer pedagógico intencional e organizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ZILDA PEREIRA DOS SANTOS NETA VITAL, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Endereço da instituição: Rua Universitária, 2069 Jardim Universitário 85814-110 – Cascavel, PR – Brasil.

MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Psicologia Escolar e do desenvolvimento humano. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Endereço da instituição: Rua Universitária, 2069 Jardim Universitário 85814-110 – Cascavel, PR – Brasil.

Referências

BARROCO, Sonia Mari Shima. Contexto e textos de Vygotski sobre a defectologia: a defesa da humanização da pessoa com deficiência. In: Educação especial e Teoria Histórico-cultural: em defesa da humanização do homem. Sonia Maria Shima Barroco, Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Tânia dos Santos Alvarez da Silva (orgs.). – Maringá:Eduem, 2012.

FACCI, Marilda Gonçalves D., LIMA, Eliane da Costa. A profissionalidade do professor de Educação Especial: uma reflexão acerca do trabalho e processo de alienação. In: Educação especial e Teoria Histórico-cultural: em defesa da humanização do homem. Sonia Maria Shima Barroco, Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Tânia dos Santos Alvarez da Silva (orgs.). – Maringá: Eduem, 2012.

KOSTIUK, G.S. Alguns aspectos da relação recíproca entre educação e desenvolvimento da personalidade. In: Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Luria, Leontiev, Vygotsky... [et al.] 2005.

LEONTIEV, Alexis. O Desenvolvimento do Psiquismo. 2.ed. – São Paulo: Centauro, 1978.

LURIA, Alexander R.O Desenvolvimento da Escrita na Criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2001.

MARTINS, Ligia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia históricocrítica.Campinas: Autores Associados, 2015.

______. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice.Ligia Márcia Martins, Angelo Antonio Abrantes, Marilda Gonçalves Facci (orgs.). – Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

PRESTES, Zoia; ESTEVAM, Lucas Gago. Uma Aula de L.S. Vigotski. In: Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. Paulino José Orso, Julia Malanchen, André Paulo Castanha, (Orgs.) Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2017.

SAVIANI, Demerval. A perspectiva marxiana da subjetividade e da educação. In: Critica ao fetichismo da individualidade. Newton Duarte (Org.). – Campinas, SP:Autores Associados, 2004.

TULESKI, Silvana Calvo, EIDT Nadia Mara. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In: Periodização Histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice.Ligia Márcia Martins, Angelo Antonio Abrantes, Marilda Gonçalves Facci (orgs.). –Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

VYGOTSKY, L.S. LURIA, A.R. Estudos sobre a história do comportamento símios, homem primitivo e criança. – Porto Alegre: Artes médicas, 1996.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Tomo III. Visor: Madri, 1995.

______. Método de investigación. In: Obras Escogidas III: historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Madri: Visor, 2000c.

______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In:VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

DOS SANTOS NETA VITAL, Z. P. ., & SICA SZYMANSKI, M. L. . (2021). A LEITURA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DA CRIANÇA ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, 285–304. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7773

Artigos Semelhantes

<< < 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.