FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • IRAN DE MARIA LEITÃO NUNES Universidade Federal do Maranhão
  • MARIA NATÁLIA PEREIRA RAMOS Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8241

Palavras-chave:

Formação docente, Interculturalismo, Multiculturalismo, Interculturalidade

Resumo

A diversidade multifacetada, hoje presente no espaço escolar, está a exigir bases formativas que possibilitem aos professores e às professoras o convívio com a multi/interculturalidade. Quadro que nos motivou a trazer algumas reflexões sobre a temática, na busca de evidenciar sua relevância no processo de formação docente, visando compreender o multi/interculturalismo e suas implicações na educação, com base nos estudos de Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho e Carvalho (2008) e Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), bem como de evidenciar nos dispositivos legais da formação docente no Brasil referências sobre diversidades e multi/interculturalismo, na defesa de uma formação intercultural. O estudo revela que estes dispositivos legais não garantem e não significam sua efetivação nos espaços escolares e em instituições formadoras. É, portanto, premente o debate sobre estas temáticas na formação docente, compreendendo-a como uma formação de caráter intercultural, na perspectiva de transformação social, visto que a interculturalidade implica em um novo paradigma e reposicionamento metodológico, epistemológico e ético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IRAN DE MARIA LEITÃO NUNES, Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão.  

MARIA NATÁLIA PEREIRA RAMOS, Universidade Aberta

Diretora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais. Investigadora Coordenadora do Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”, Universidade Aberta, Lisboa.  

Referências

BRASIL. Decreto n. 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7612.htm>.Acesso em: 5 jun. 2018. Não paginado.

BRASIL, PNE Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato20112014/2014/Lei/L13005.htm Acesso em: 29 jun. 2018.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In:MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. (Orgs). Multiculturalismo: diferenças e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CARNEIRO. R. Educação Intercultural. Colecção Portugal Intercultural. Estudos Históricos sobre o Intercâmbio de Povos e Culturas. Volume IV – Desafios à Identidade. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, 2008.Disponível:http://www.oi.acidi.gov.pt/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=44. Acesso em: 09 nov. 2012.

CARVALHO, F. & CARVALHO, F.A. A Experiência de Formação de Professores Indígenas do Núcleo Insikiran da Universidade Federal de Roraima. In: MATO, Daniel (coord.) Diversidad Cultural e interculturalidad en educacíon superior. Experiencias en America Latina y el Caribe (IESALC). Caracas: Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (UNESCO-IESALC), 2008, p. 157- 166. http://ensinosuperiorindigena.wordpress.com/cosmologia/interculturalismo/ Acesso em: 15 de Ago. 2018

CARRARA, S.; FACCHINI, R.;SIMÕES,J. ; RAMOS, S. Política, direitos, violência e homossexualidade: pesquisa 9ª parada do orgulho GLBT – São Paulo 2005. Rio de Janeiro:CEPESC, 2006.

CORADINI, L.; SOUZA, V. de A. – Os ciganos do Rio Grande do Norte: caminhos e trânsitos Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Número temático – Ciganos na Península Ibérica e Brasil: estudos e políticas sociais, 2014, pág.205-229

FREIRE, P. Educação na Cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

___________. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 8. ed. São Paulo: OlhoD’ Água, 1997.

___________. Política e Educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.v.23.(Coleção Questões de Nossa Época).

___________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2002.

___________. Pedagogia do Oprimido. 46.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

___________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

___________. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1988. (2002)

___________. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.SãoPaulo:UNESP, 2000.

___________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

HALL, S. (2006). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Stuart Hall.Organização Liv Sovik;Tradução Adelaine La Guardia Resende et all. Belo Horizonte:Editora UFMG; Brasilia: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

MCLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez. 1997.

______. Impensar el Caucasismo, Repensar la Democracia: ciudadanía crítica en gringolandia. IN: Multiculturalismo Revolucionario: Pedagogías de disensión para el nuevo milênio. Madri, España:Siglo Veintiuno de España editores, 1998. (238-295) Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD). Informe sobre Desarrollo humano 2016. Desarrollo humano para todas las personas. 1 UN Plaza, Nueva York, NY 10017, Estados Unidos, 2016

RAMOS, N. Espaços e tempo (s) das culturas do mar: perspectivas e desafios sociais, interculturais e de saúde. In Serafim, J. F.; Santana, S. R. Lima de (Orgs.) Representações do Meio Ambiente – Clima, Cultura, Cinema. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 87-107.

______. Educar para a interculturalidade e cidadania. Princípios e desafios. In ALCOFORADO, L. et al. Educação e formação de adultos. Políticas, práticas einvestigação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011, p. 189-200.

______. Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural – políticas e estratégias para a promoção do diálogo intercultural. Revista Educação em Questão. V. 34, n. 20, jan./abr, p. 9-32,2009. Disponível: www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br. Acesso em: 10 ago. 2011.

______. A diversidade cultural da cidade: problemas e desafios. In RUBIM, L; MIRANDA, N. (Orgs.). Transversalidades da cultura. Salvador: EDUFBA, 2008, p.133-179.

______. Sociedades multiculturais, interculturalidade e educação. Desafios pedagógicos, comunicacionais e políticos. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 41-3, p. 223-244,2007.

______. Conflitos interculturais no espaço europeu... In: The overarching issues of the european space: the territorial diversity of opportunities in a scenario of crisis. Porto:Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2014, p. 225-245

UNESCO, Guidelines on Intercultural Education, 2006: Disponível em: http://eric.ed.gov/ERICDocs/data//ericdocs2sql/content_ storage_01/0000019b/80/33/c2/cf.pdf. Acesso em: 29 jun. 2018.

UNESCO, Educação 2030. Declaração de Incheon: Rumo a uma educação de qualidadeinclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco. org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 29 jun. 2018.

VASCONCELOS, M.; RIBEIRO, J.; COSTA, E. Dados oficiais sobre os povos romani (ciganos) no Brasil-2013Edição: 1 Brasília –DF AMSK/Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

LEITÃO NUNES, I. D. M. ., & PEREIRA RAMOS, M. N. . (2021). FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES. Linguagens, Educação E Sociedade, 180–197. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8241