CONVERSAS SOBRE PRÁTICAS E CURRÍCULOS ENTRE PROFESSORAS: ARTESANIA E MANEIRAS DE FAZER O COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • RAFAEL MARQUES GONÇALVES Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7876

Palavras-chave:

Currículo, Cotidiano Escolar, Conversas

Resumo

Neste artigo, trazemos um recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, que foi elaborada através de um encontro com professoras dispostas a narrar suas práticas e compreensões sobre currículo e cotidiano escolar. Os encontros e as conversas movimentaram narrativas que funcionaram como instâncias dialógicas que apresentaram a experiência da fonte onde os narradores bebem, bem como a maneira como as professoras entendem e percebem o currículo e sua formação em seu trabalho cotidiano. Portanto, tratamos de pensar nos vários percursos e experiências que vivem cotidianamente as professoras e nos sentidos e práticas que esses percursos e experiências tornam potenciais para as aproximações solidárias de saberes, em diálogos que potencializem práticas e as produções coletivas destas e dos saberes que com elas se tecem na formação docente, pensando por fim que o contexto da prática cotidiana é também contexto de formação e partilha de movimentos de (re)existência formativa.

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Biografia do Autor

RAFAEL MARQUES GONÇALVES, Universidade Federal do Acre

Professor da Universidade Federal do Acre. Docente do quadro permanente do Programa de Pós- Graduação em Educação – PPGE/UFAC. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação (2012) e Pedagogo (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

MARQUES GONÇALVES, R. . (2021). CONVERSAS SOBRE PRÁTICAS E CURRÍCULOS ENTRE PROFESSORAS: ARTESANIA E MANEIRAS DE FAZER O COTIDIANO ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, 23–45. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7876

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