DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • JÉSSICA DO NASCIMENTO CARNEIRO Universidade Federal de Alagoas
  • DEISE JULIANA FRANCISCO Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8099

Palavras-chave:

TDIC, Currículo, Biopoder

Resumo

O presente artigo insere-se nos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que traz a discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia numa determinada Universidade². Para isso, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, o artigo problematizou o discurso dos entrevistados sobre como as TDIC e suas interfaces se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, pode-se destacar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio das TDIC, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Assim, o estudo trouxe a discussão da formação dos discentes do curso de Pedagogia, a partir da integração das TDIC no currículo, trazendo como enfoque o contexto da sociedade capitalista, que vislumbra a produtividade, autonomia, criatividade e a flexibilidade, tendo como aporte teórico Michel Foucault. Por fim, para análise dos dados, as falas dos entrevistados foram discutidas nos seguintes eixos:  DIC e currículo: da teoria à prática; TDIC e Currículo: a inserção das tecnologias em sala de aula; TDIC e a construção do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JÉSSICA DO NASCIMENTO CARNEIRO, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, Mestra em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

DEISE JULIANA FRANCISCO, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga, professora Doutora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Referências

BRÍGIDO, Edimar Inocêncio. Michel Foucault: Uma Análise do Poder. Rev. Direito Econ. e socioambiental, v. 4, n. 1, p. 56-75, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/direitoeconomico-12702.pdf>. Acesso em: 05 nov 2016.

CASTANHEIRA, Marcela Alves de Araújo França; CORREIA, Adriano. A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação. 63º Reunião Anual da SBPC, 2011. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/mestrado/trabalhos-mestrado/mestradomarcela-alves.pdf. Acesso em: 15 fev 2017.

CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. O currículo e o seu planejamento: concepções e práticas. Revista Espaço do Currículo, v. 3, n. 2, set./mar. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/9667>. Acesso em: 05 out 2016.

FERREIRINHA, Isabela Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 2, p.367-383, mar./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n2/08.pdf>.Acesso em: 10 nov 2016.

FONSECA, Elias Antonio Almeida da; BERRÉRE, Eduardo. Possibilidades e desafios na utilização e seleção de tdic para o ensino de matemática em escolas públicas. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/1343/568. Acesso em:02 mar 2017.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

______.O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert L. Michel Foucault: uma trajetória Filosófica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/danypereira509/dreyfus-rabinow-michel-foucaultuma-trajetria-filosfica-para-alm-do-estruturalismo-e-da-hermenutica>. Acesso em: 14 maio 2017.

______. Em defesa da sociedade: curso no Collége de France (1975- 1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FURTADO, Mariama Augusto; SZAPIRO, Ana Maria. Novos dispositivos de subjetivação: o mal estar na cultura contemporânea. Revista Polis e Psique, v. 6, n. 2, p.166-185, 2015.

Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/55222/pdf>. Acesso em: 09 nov2016.

GADELHA, Sylvio. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

LOUREIRO, Carine Bueira. Disseminação das tecnologias digitais e promoção da inclusão digital na educação pública: estratégias da governamentalidade eletrônica. São Leopoldo: UNISINOS, 2013, 210f. Tese (Doutorado)- Programa de Pós- Graduação em Educação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

MENDES, Cláudio Lúcio. O corpo em Foucault: superfície de disciplinamento e governo. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 39, p. 167-181, abr. 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/17993>. Acesso em: 20 maio 2017.

NETO, Leon Farhi. Biopolíticas: as formulações de Foucault. Florianópolis: Cidade Futura, 2010.

NEVES, Claudia Vidaletti Matos. As relações de poder presentes no currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Itajaí (SC). X ANPED Sul, 2014.Disponível em:<http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/8380.pdf>. Acesso em: 02 nov2016.

OLIVEIRA, Jane Cordeiro. Conhecimento, currículo e poder: um diálogo com Michel Foucault. Espaço Pedagógico, v. 23, n. 2, p. 390-405, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/viewFile/6544/3965>. Acesso em: 14 maio 2017.

OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. CURRÍCULO: um instrumento educacional, social e cultural. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, p. 535-548, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2039&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 03 nov 2016.

PACHECO, José Augusto. Currículo: entre teorias e métodos. Cadernos de Pesquisa, v. 39, nº 137, maio/ago. 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n137/v39n137a04.pdf>. Acesso em: 17 nov 2016.

PELBART, Peter Pal. Vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2000.

PEREIRA, Maria Zuleide da Costa et. al. Educação e escola no século XXI: tensões e desafios. Espaço do Currículo, v.6, n.2, p.218-222, maio/ago. 2013. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/17159/9759. Acesso em: 16 fev 2017.

POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Métodos qualitativos na pesquisa em saúde. In: POPE, Catherine; MAYS, Nicholas (Orgs.). Pesquisa qualitativa na atenção à saúde;tradução de Ananyr Porto Fajardo- 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

POPKEWITZ, Thomaz S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu da Silva (Orgs.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis:Vozes, 2011.

ROSE, Nikolas. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SANTOS, Iolanda Montano dos; KLAUS, Viviane. A Inclusão e o sujeito empresário de si. In: FABRIS, Elí T. Henn; KLEIN, Rejane Ramos (Orgs.). Inclusão e biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, Lenildes Ribeiro. UNESCO: Os quatro pilares da “educação pósmoderna. Revista Inter Ação, v. 33, n. 2, p. 359-378, jul./dez. 2008. Disponível em <http://www.revistas.ufg.br/interacao/article/viewFile/5272/4689>. Acesso em: 20 set2016.

SILVA, Tomaz Tadeu da.Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo, cultura e sociedade.Educação UNISINOS, v. 5, n. 9, p. 157- 171, jul./dez. 2004. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6496>Acesso em: 10 jun 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

DO NASCIMENTO CARNEIRO, J. ., & FRANCISCO, D. J. . (2019). DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 556–575. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8099

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.