SENTIDOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9713

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Formação Docente, PNAIC, Sentidos

Resumo

Neste artigo, são analisados os sentidos produzidos sobre formação docente e currículo no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), focalizando textos produzidos entre os anos de 2012 a 2018, período em que se desenvolveu o programa a nível nacional, na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A análise da produção tem como referência a abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação de Stephen Ball. O PNAIC prioriza como uma das ações centrais a formação continuada para docentes, todavia uma das questões que tem assumido relevância no âmbito dessa política se refere ao direito de aprendizagem que, por sua vez, se vincula à produção de propostas curriculares. Nessa perspectiva, advoga-se que o PNAIC assume a dupla função de política de formação de professores e de proposição curricular.

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Biografia do Autor

MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora Adjunta da Faculdade de Educação, vinculada ao Programa de PósGraduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

JORALICE CRISTINA VIRGÍNIO DE MORAIS, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

BARBOSA DE OLIVEIRA, M.-E. ., & DE MORAIS, J. C. V. . (2019). SENTIDOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 106–126. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9713

Edição

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