PASSOS EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9637

Palavras-chave:

Currículo, Avaliação da Aprendizagem, Estudos Pós-Coloniais

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão acerca dos elementos que compõem o que denominamos de Perspectiva Pós-Colonial de Avaliação da Aprendizagem.O texto aqui apresentado é resultado da pesquisa intitulada “Concepções de Avaliação da Aprendizagem de Professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais”. Diante dos dados advindos deste estudo, tanto teóricos quanto empíricos, contruímos os apontamentos que dão corpo a este artigo. Desta forma, como objetivo para este texto, nos propomos a identificar e caracterizar os estruturantes da avaliação da aprendizagem numa perspectiva pós-colonial. A partir destas considerações iniciais, destacamos que utilizamos como lentes teóricas os Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (MIGNOLO, 2003; QUIJANO, 2005), por compreendermos que eles nos oferecem subsídios teóricos à análise do processo de inferiorização de determinados conhecimentos em detrimento de outros, criando uma lógica de produção e de validação de verdades assentada numa geopolítica do conhecimento eurocêntrica. Nessa direção, o currículo e a avaliação foram e são espaços privilegiados para as disputas epistêmicas no campo da educação escolar. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem é um dos mecanismos responsáveis pela organização do trabalho pedagógico, bem como uma das formas de evidenciar que conhecimentos são considerados como válidos (GIMENO-SACRISTÁN, 1998), bem como de como esses conhecimentos sustentam as bases da proposta de educação e de sociedade que se pretende disseminar. Assim, torna-se urgente compreender lógicas outras para pensar, organizar e praticar tanto o currículo quanto a avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JANSSEN FELIPE DA SILVA, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado II do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco – CAA/UFPE. Coordenador do Instituto de Estudos da América Latina da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da UFPE. Coordenador do Grupo de Estudos Póscoloniais e Teoria da Complexidade em Educação.

DENISE XAVIER TORRES, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Lotada na Unidade de Educação do Campo – UAEDUC, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA.  

Referências

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. Educação do Campo no Brasil: um discurso para além do pós-colonial? Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventude. vol. 8, n. 1, enero-junio, 2010, PP. 221 – 242. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/pdf/773/77315079011.pdf>. Acesso em: 15 mai. 2011.

ARROYO, Miguel Gonzales. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 6. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

ESTEBAN, Maria Teresa. Diferenças, aprendizagem e avaliação: perspectiva pós-colonial e escolarização. In: ESTEBAN, M. T.; AFONSO, A. J. (Org.). Olhares e Interfaces – reflexões críticas sobre avaliação. São Paulo: Cortez, 2010, p. 45-70.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIMENO-SACRISTÁN, Jose. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GIMENO-SACRISTÁN, Jose. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos póscoloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo:Cortez, 2010, p. 455-491.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

JORBA, Jaume; SANMARTÍ, Neus. A Função Pedagógica da Avaliação. In: BALLESTER, Margarida. et al. Avaliação como apoio a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 39-48.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, p. 127-168.

MIGNOLO, W. D. Histórias locales/diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento frinteriço. Madrid: Ediciones Akal, 2003.

MIGNOLO, Walter. Cambiando las éticas y las políticas delconocimiento: la lógica de la colonialidade y la postcolonialidada imperial. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, n. 3, p. 47- 72, enero-diciembre de 2005.

MIGNOLO, Walter. Desobediência Epistêmica: a opção decolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, Rio de Janeiro, n. 34, p. 287-324, 2008.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder y Clasificación Social. Journal of WorldSystems Research, vol.1, n.2, summer/fall, 2000.

QUIJANO, Aníbal. Notas sobre "Raza" y Democracia en los países Andinos. Revista Venezolana de Economía y Ciencias Sociales. vol. 9, n. 1, 2003. Disponível em: http://bibliotecavirtual/ar/libros/venezuela/rvecs/1.2003/quijano.doc. Acesso em: jun. 2019.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder: eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 201-246.

SANMARTÍ, Neus. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SARTORELLO, Stefano Claudio. Una perspectiva crítica sobre interculturalidad y educación intercultural bilingue: El caso de la Unión de Maestros de la Nueva Educación para México (UNEM) y educadores independientes en Chiapas. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, Santiago do Chile, 2009.

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Educacional do Trabalho Docente: fundamentos teóricos e implicações metodológicas. In: CRUZ, F. M. L. (Org.). Teorias e práticas em avaliação. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010, p. 15-47.

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. In: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Maria Eliete (Org.). Prática pedagógica e formação de

professores. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009, p. 65-87.

TAPIAS, José Antonio Pérez. Educar a partir da interculturalidade: exigências curriculares para o diálogo entre culturas. In: GIMENO-SACRISTÁN, José (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 36-74.

WALSH, Catherine. La interculturalidad en la educación. Lima: Ministerio de Educación, 2005.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, n.9. p.131-152, julio-diciembre, 2008.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

DA SILVA, J. F. ., & TORRES, D. X. . (2019). PASSOS EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 77–105. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9637

Edição

Seção

Dossiê Temático