PASSOS EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9637

Palavras-chave:

Currículo, Avaliação da Aprendizagem, Estudos Pós-Coloniais

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão acerca dos elementos que compõem o que denominamos de Perspectiva Pós-Colonial de Avaliação da Aprendizagem.O texto aqui apresentado é resultado da pesquisa intitulada “Concepções de Avaliação da Aprendizagem de Professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais”. Diante dos dados advindos deste estudo, tanto teóricos quanto empíricos, contruímos os apontamentos que dão corpo a este artigo. Desta forma, como objetivo para este texto, nos propomos a identificar e caracterizar os estruturantes da avaliação da aprendizagem numa perspectiva pós-colonial. A partir destas considerações iniciais, destacamos que utilizamos como lentes teóricas os Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (MIGNOLO, 2003; QUIJANO, 2005), por compreendermos que eles nos oferecem subsídios teóricos à análise do processo de inferiorização de determinados conhecimentos em detrimento de outros, criando uma lógica de produção e de validação de verdades assentada numa geopolítica do conhecimento eurocêntrica. Nessa direção, o currículo e a avaliação foram e são espaços privilegiados para as disputas epistêmicas no campo da educação escolar. Nesse sentido, a avaliação da aprendizagem é um dos mecanismos responsáveis pela organização do trabalho pedagógico, bem como uma das formas de evidenciar que conhecimentos são considerados como válidos (GIMENO-SACRISTÁN, 1998), bem como de como esses conhecimentos sustentam as bases da proposta de educação e de sociedade que se pretende disseminar. Assim, torna-se urgente compreender lógicas outras para pensar, organizar e praticar tanto o currículo quanto a avaliação.

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Biografia do Autor

JANSSEN FELIPE DA SILVA, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado II do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco – CAA/UFPE. Coordenador do Instituto de Estudos da América Latina da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da UFPE. Coordenador do Grupo de Estudos Póscoloniais e Teoria da Complexidade em Educação.

DENISE XAVIER TORRES, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Lotada na Unidade de Educação do Campo – UAEDUC, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA.  

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

DA SILVA, J. F. ., & TORRES, D. X. . (2019). PASSOS EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (43), 77–105. https://doi.org/10.26694/les.v0i43.9637

Edição

Seção

Dossiê Temático

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