LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE LECENCIADOS EM LETRAS/ESPANHOL
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i44.10404Palavras-chave:
Educação a distância, Formação docente, Letras EspanholResumo
Objetivou-se compreender as dificuldades e as possibilidades para a formação de professores na modalidade Educação a Distância (EaD) a partir das percepções dos graduandos em Letras/Espanhol, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Quixeramobim-CE. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso, foi realizada mediante questionários aplicados junto a cinco alunos do referido curso. Os dados coletados foram averiguados mediante análise de conteúdo, que facultou a formulação de quatro categorias para a discussão dos resultados: expectativas dos estudantes; formação e aprendizagem em EaD; o tutor na formação em EaD; e aspectos positivos e negativos de cursar Espanhol na modalidade EaD. Verificou-se que os estudantes percebiam a modalidade EaD como única possibilidade de cursar o ensino superior, já que nas zonas rurais do interior de Quixeramobim, onde residiam, não havia universidades. A formação em regime semipresencial foi considerada de qualidade, conquanto, prejudicada pela precária estrutura física dos polos, pelo pouco tempo destinado às discussões presenciais e pelo despreparo de alguns professores tutores na língua espanhola.
Downloads
Referências
ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, p. 285, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/index Acesso em: 10 de out. 2019.
ARAÚJO, R. M. B.; ESTEVES, M. M. F. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121/104 Acesso em: 10 de out. 2019.
BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110/93 Acesso em: 10 de out. 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 21 jan. 2020.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. São Paulo: Editora Autores Associados, 2008.
BENTES, R. F. A avaliação do tutor. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, Pearson, 2009.
CARDOSO, A. C. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 50-70, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113/96 Acesso em: 21 jan. 2020.
CARVALHO, M. J. A liderança na organização escolar: o diretor. Práxis Educacional, v. 8, n. 13, p. 193-209, 2013. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/717>. Acesso em: 11 abr. 2020.
CAVALCANTE FILHO, A.; SALES, V. M. B.; ALVES, F. C. A identidade docente do tutor da educação a distância. Anais... Simpósio Internacional de Educação a Distância 2012 /
Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância 2012, Universidade Federal de São Carlos, 10 a 22 de setembro de 2012.
DIAS, R. A.; LEITE, L. S. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.
DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em:<https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105>. Acesso em: 11 abr. 2020.
FIALHO, L. M. F. A vida de jovens infratores privados de liberdade. Fortaleza: UFC,2015.
FIALHO, L. M. F. Assistência à criança e ao adolescente "infrator" no Brasil: brevecontextualização histórica. Fortaleza: EdUECE, 2016.
FLORENCIO, L. R. S; FIALHO, L. M. F; ALMEIDA, N. R. O. Política de Formação de Professores: A ingerência dos Organismos Internacionais no Brasil a partir da década de 1990. Holos, v. 5, p. 303-312, 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5757 Acesso em: 27 mar. 2020.
GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, v. 3, n. 9, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856 Acesso em: 05 mar. 2020.
GONZALEZ, M. Fundamentos da tutoria em Educação a Distância. São Paulo:Avercamp, 2005.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Populacional 2010. 29 de novembro de 2010.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 10, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848 Acesso em: 10 abr. 2020.
LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118 Acesso em: 21 jan. 2020.
LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 12, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126 Acesso em: 05 abr. 2020.
LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 8, p. 153-170, 2 maio 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275 Acesso em: 05 abr. 2020.
LIU, T.; LIN, Y.; PAAS, F. Effects of prior knowledge on learning from different compositions of representations in a mobile learning environment. Computers & Education,
[S.l.], v. 72, p. 328-338, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131513003047. Acesso em: 20 jan. 2020.
LOPES, A. L. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 10, p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866 Acesso em: 21 jan. 2020.
MARTINS, C. A; SANTANA, J. R; FIALHO, L. M. F. Práticas educativas digitais: uma história, uma perspectiva. Fortaleza: Edições UFC, 2014.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso de tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica.Campinas: Papirus, 2006.
MEHDIPOUR, Y.; ZEREHKAFI, H. Mobile Learning for Education: Benefits and challenges. International Journal of Computational Engineering Research, [S.l.], v. 3, n.6, p. 93-101, 2013. Disponível em: http://www.ijceronline.com/papers/vol3_issue6/part%203/p03630930100.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MISKULIN, R. G. S. Mito seis. Es sólo para ciertos temas. In: LÓPEZ, G. A. V.; BRAVO,M. L. R. (Ed.). Diez mitos sobre la educación virtual: una mirada intercultural. Medellín:
Fondo Editorial Universidad, 2012. p. 101-124.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. In: Boletim Educação a Distância. Brasília:Ministério da Educação - Secretaria de Educação a Distância, 2002.
MORGADO, J. C. O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 55-64, 2016. Disponível em:
<https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4964/4098>. Acesso em: 07 abr. 2020.
MORORÓ, L. P. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105 Acesso em: 10 de out. 2019.
NUNES, V. B. Processo avaliativo de tutores a distância em um curso de Pós-graduação e reflexões sobre mudanças de condutas. 379f. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.
PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, v. 2, n. 5, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138 Acesso em: 07 abr. 2020.
PEREZ, M. C. A. Infância e escolarização: discutindo a relação família, escola e as especificidades da infância na escola. Práxis Educacional, v. 8, n. 12, p. 11-25, mar. 2012.
Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/684 Acesso em: 11 abr. 2020.
PRETI, O. (Org.). Educação a distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.
REBELO, P. V.; BORGES, G. F. Contributos para o estudo do desenvolvimento do adulto:reflexões em torno da generatividade. Práxis Educacional, v. 5, n. 7, p. 97-114, 2010.
Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/603 Acesso em: 11abr. 2020.
SANTOS, E. L.; CHAPANI, D. T. O horário de atividades complementares como espaço de formação crítica: limites e possibilidades. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 490-509, 2019.Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5694 Acesso em: 07 abr. 2020.
SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 88-109, 2016. Disponível em:
https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93 Acesso em: 21 jan. 2020.
SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96 Acesso em: 21 jan. 2020.
VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L. M. F.; LOPES, T. M. R. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206 Acesso em: 10 de out. 2019.
XAVIER, A. R.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, V. F. Tecnologias digitais e o ensino de Química: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas. Foro de Educación, n.
, v. 27, p. 289-308, 2019. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/617 Acesso em: 18 jan.2020.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.