A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9724

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Educação Especial, Acesso e permanência

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os desafios do acesso e permanência de estudantes com deficiência no ensino superior, especialmente no curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Como metodologia utilizou-se o estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com o primeiro estudante com deficiência visual desta Licenciatura e com gestores da UFES, bem como análise bibliográfica e documental. O suporte teórico baseou-se na legislação existente a respeito das temáticas de Educação Especial, Educação do Campo e da perspectiva educacional inclusiva, dialogando com os princípios da educação emancipatória e popular de Paulo Freire. Como resultado deste levantamento, foi verificada a necessidade de criação de políticas e práticas que garantam não apenas o acesso, mas a permanência, participação, apropriação do saber e a conclusão acadêmica desses estudantes em cursos de Licenciatura em Educação do Campo, bem como em outras Licenciaturas. Estas políticas devem estar articuladas com as esferas pedagógica, social e administrativa da Universidade, levando em consideração as especificidades do curso e de seus sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBERTA GONÇALVES DUARTE, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF). Assistente em Administração da UFES.

DÉBORA MONTEIRO DO AMARAL, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF).

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>.Acesso em: 25 abr. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 06 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, DF, 2003a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf>.Acesso em: 06 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Brasília, DF, 2003b. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf>. Acesso em: 12 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2008.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 06 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Documento orientador do programa incluir: acessibilidade na educação superior. Brasília, DF, 2013a. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=495&id=12257&option=com_content&view=article>. Acesso em: 06 maio 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Referenciais de acessibilidade na educação superior e a avaliação in loco do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES): parte I – avaliação de cursos de graduação. Brasília, DF, 2013b. Disponível em: < https://www.puccampinas.edu.br/wp-content/uploads/2016/04/proavi-referenciais-de-acessibilidade-partei.pdf>. Acesso em: 06 maio 2018.

BRASIL. Lei 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015 2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 14 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2016. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2016/apresentacao_censo_educacao_superior.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão da educação superior no país 2003-2014. [s.d]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192>. Acesso em: 07 maio 2018.

BRITO, M. M. B.; MOLINA, M. C. Estudo com egressos da Licenciatura em Educação do Campo na UnB no contexto da expansão da Educação Superior. In: SEMINÁRIO

NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/BR. XXIV., maio. 2016, Universidade Estadual de Maringá. Anais. Paraná, 2016. p. 1723-1745. Disponível em:<http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos/e_7/7-012.pdf>. Acesso em: 04 out.2017.

CAIADO, K. R. M. Formação de professor e educação inclusiva: possibilidades de análise a partir da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. In: VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; CHICON, J. F. (Org.). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Vitória, ES: EDUFES, 2013. p. 109-120.

CAIADO, K. R. M.; MELETTI, S. M. F. Educação Especial na Educação do Campo: 20 anos de silêncio no GT 15. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, SP, v. 17, Edição Especial, p. 93-104, maio-ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v17nspe1/08.pdf>. Acesso em: 13 maio 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 64 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 67-80.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores Sociais Municipais: uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. (Estudos e Pesquisas: informação demográfica e socioeconômica, n. 28).

JESUS, D. M. de; ANJOS, C. F. dos. Visibilizando processos da interface entre a Educação Especial e a Educação do Campo no Estado do Espírito Santo a partir da produção acadêmica e de seus autores. In: CAIADO, K. R. M. (Org.). Educação Especial no Campo. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2017. p. 135-156.

KLAUCH, J. J.; MÜLLER, J. L. A inclusão dos deficientes visuais no curso de Pedagogia da UNEMAT – campus Universitário de SINOP. Revista Eventos Pedagógicos. Jardim

Imperial Sinop, MT, v.4, n.2, p. 96-106, ago-dez. 2013. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1272>. Acesso em: 06 maio 2018.

MANZINI, E. J.. Acessibilidade: um aporte na legislação para o aprofundamento do tema na área de educação. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. de (Orgs.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. 2 ed. Porto Alegre, RS: Editora Mediação, 2010.p. 281-289.

MENDES, E. G. Sobre Alunos “incluídos” ou “da inclusão”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In: VICTOR, S. L.; VIEIRA, A. B.; OLIVEIRA, I. M. de. (Org.).Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Licenciatura em Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de São Joaquim Venâncio, São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 468-474.

MOREIRA, L. C. A Universidade e o Aluno com Necessidades Educativas Especiais: Reflexões e Proposições. In: RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. de C. (Org.). Educação

Especial: Do Querer ao Fazer. São Paulo, SP: Avercamp, 2003. p. 81-93.

NOZU, W. C. S.; BRUNO, M. M. G. Interface Educação Especial-Educação do Campo: tempos, espaços e sujeitos. In: REUNIÃO NACIONAL ANPED, 38ª., 2017, Universidade

Federal do Maranhão. Anais eletrônicos. São Luís, MA, 2017. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT15_575.pdf >. Acesso em: 23 maio 2018.

PEREIRA, R. R. et al. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial. Santa Maria – RS, v. 29, n. 54, p. 147-160, jan-abr. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19898/pdf. Acesso em: 13 maio 2018.

PRIETO, R. G. Política de Educação Especial no Brasil: evolução das garantias legais. In: VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; CHICON, J. F. (Org.). A educação inclusiva de crianças,

adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Vitória, ES: EDUFES, 2013. p. 17-35.

SELAU, B.; DAMIANI, M. F.; COSTAS, F. A. T. Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos?. Revista Acta Scientiarum. Education. Maringá, PR, v.39, n.4, p. 431-440, out-dec. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/28915/20593>. Acesso em:12 maio

SOBRINHO, R. C.; ALMEIDA, M. L. de. A acessibilidade de estudantes com deficiência no

ensino superior brasileiro: a formação continuada dos docentes como política institucional. In:

OLIVEIRA, I. M. de; RODRIGUES, D.; JESUS, D. M. de (Org.). Formação de professores,

práticas pedagógicas e inclusão escolar: perspectivas luso-brasileiras. Vitória, ES:

EDUFES, 2017. p. 73-95.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES). Pró-Reitoria de Assuntos

Estudantis e Cidadania. Núcleo de Acessibilidade. Plano Anual de Atividades 2016. Vitória,

WELLICHAN, D. S. P.; SOUZA, C. da S. A inclusão na prática: alunos com deficiência no

ensino superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional. Araraquara, SP, v.21,

n.1, p. 146-166, 2017. Disponível em:

<https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9786>. Acesso em: 06 maio 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

GONÇALVES DUARTE, R. ., & MONTEIRO DO AMARAL, D. . (2020). A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 70–89. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.9724

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.