A POLÍTICA DE FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i46.9982

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas públicas, Formação de educadores

Resumo

O artigo analisa o processo de implementação dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com destaque para os seus desafios e potencialidades. A pesquisa é de cunho qualitativo e resulta de levantamento bibliográfico, análise de documentos oficiais, aplicação de questionários com docentes e estudantes e de entrevistas com os gestores dos colegiados dos cursos analisados. A fundamentação teórica foi constituída a partir de trabalhos de autores como Molina (2015; 2017), Hage, Silva e Brito (2016), Secchi (2017) e Bicalho (2018). Como resultados, a investigação evidenciou alguns desafios, sendo os principais deles relacionados à falta de recursos físicos e financeiros, que acaba comprometendo a realização das atividades planejadas, notadamente, as referentes ao tempo comunidade. Entretanto, a formação de educadores nas LEDOCs oferece elementos que contribuem para uma formação diferenciada, crítica, reflexiva, política e emancipatória, capacitando os sujeitos para desenvolverem práticas pedagógicas que viabilizam uma educação contextualizada que abarca não só a escola do campo, mas também a comunidade e demais espaços formativos em seu entorno. 

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Biografia do Autor

JUCÉLIA OLIVEIRA SANTOS, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Avaliação e Tecnologias (GEAT)/UFRB.Servidora Técnica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

ROSINEIDE PEREIRA MUBARACK GARCIA, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (UFRB). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Avaliação e Tecnologias (GEAT)/UFRB.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

OLIVEIRA SANTOS, J. ., & PEREIRA MUBARACK GARCIA, R. . (2020). A POLÍTICA DE FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Linguagens, Educação E Sociedade, (46), 264–295. https://doi.org/10.26694/les.v0i46.9982

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