SOLIDÃO E RESISTÊNCIA: ENFRENTAMENTO AO BULLYING TRANSFÓBICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5445

Palavras-chave:

Transvestigêneres, Solidão, Bullying, Escola, Humanização

Resumo

As experiências de transvestigêneres desafiam a produção e reprodução de práticas e discursos provenientes no sistema escolar. De modo que suas experiências costumam ser lançadas à ermo, olhamos a solidão como dimensão que se funde às violências como o bullying transfóbico, apresentado neste artigo.   Assim, o objetivo é refletir sobre os processos de solidões no ambiente escolar que atravessam as vidas de alunas/os transvestigêneres, sendo potencializados pelo bullying transfóbico, enquanto modalidade de violência direcionada a essa população. Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa  em Denzin e Lincoln (2006); Godoy (2005) e bibliográfica em Severino (2007); e Gil (2002) sob uma perspectiva crítica dos estudos de gênero em educação. Esperamos que esse estudo possibilite um olhar acentuado aos percalços na escolarização de transvestigêneres, tendo a solidão como uma dimensão presente nessas experiências, construindo redes de acolhimento e humanização.

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Biografia do Autor

Samuel Francisco Rabelo, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) sob a Linha: Relações de Poder, Política e Sociedade Contemporânea. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT). Especialista em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadoras/es pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Bacharel em Serviço Social (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, Sergipe, Brasil.  E-mail: crismporto@gmail.com.  

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Francisco Rabelo, S., & de Magalhães Porto, C. (2024). SOLIDÃO E RESISTÊNCIA: ENFRENTAMENTO AO BULLYING TRANSFÓBICO NO AMBIENTE ESCOLAR. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–22. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5445

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