JOVENS DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM PARNAÍBA/PI: ENTRE GRAFIAS DE VIDA E CORPOS NA GUERRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4564

Palavras-chave:

Biografia Menor, Juventudes, Medida Socioeducativa, Necropolítica, Sociopoética

Resumo

A construção do jovem socialmente perigoso, no Brasil, envolve determinações discriminatórias e estigmatizantes, elaboradas sobre as pessoas negras, empobrecidas e periféricas, sujeitos históricos e culturalmente marcados para morrer. Em 2019, foram 45.503 homicídios registrados, deles, 34.466, o correspondente a mais de ¾, são de pessoas negras, sendo que mais da metade (23.327) do total geral são jovens. Os dados demonstram a realidade construída no Brasil a partir da colonização até hoje. Isso revela o Mito da Democracia Racial vivenciado no Brasil e o abolicionismo inconcluso que impõem à comunidade negra condições de miséria e criminalização. A biografia do corpo marcado para morrer ou a necrografia acontece na incorporação de etiquetas estigmatizastes sobre jovens negros no Brasil e no mundo, autorizando suas mortes. Mas mesmo com tal imposição, o objetivo desta pesquisa é investigar qual juventude é produzida pelos jovens em cumprimento Sedida Socioeducativa em meio aberto em Parnaíba-PI e descobrir suas grafias de vida ou a Biografia Menor, que evidencia como eles habitam seus territórios, traçam linhas de fuga e produzem vida. Para produção de dados, a Sociopoética foi valorizada como ethos, considerando-se seus princípios, que promovem experiência decolonizadoras. Na oficina de produção de dados foram inventados devires-criaturas-vida que revelam o confeto Problema-Guerra-Negócio-de-Facção, contorno importante na produção da subjetividade juvenil em Parnaíba-PI. Além dessa denúncia, os dados evidenciaram linhas de fuga para produção e ampliação da vida através da arte das manobras radicais em motocicletas e nas relações de amor e amizade.

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Biografia do Autor

Shara Jane Holanda Costa Adad, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada a Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI, na Linha de Pesquisa Educação, Diversidades/Diferença e Inclusão. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em "Educação, Gênero e Cidadania" - NEPEGECI e o Observatório das Juventudes e Violências na Escola - OBJUVE. 

Francisca Maria Véras Linhares, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Mestre em Psicologia, no Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e  Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Parnaíba, Piauí, Brasil.  E-mail: tchescaveras@gmail.com.

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

Adad, S. J. H. C. ., & Véras Linhares, F. M. (2024). JOVENS DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM PARNAÍBA/PI: ENTRE GRAFIAS DE VIDA E CORPOS NA GUERRA . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(57), 1–23. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4564

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