O ENSINO COMO BASE PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4309

Palavras-chave:

Ensino; Avaliação da aprendizagem; Planejamento; Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

O artigo é um recorte da pesquisa de pós-doutorado em Ensino, sobre a avaliação da aprendizagem na perspectiva histórico-crítica, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético. Tem por objetivo analisar o ensino como base para a avaliação da aprendizagem, à luz dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, ao afirmar o ensino histórico-crítico enquanto dispositivo pedagógico na relação com o planejamento como forma de organização do trabalho docente. Apresentamos uma breve caracterização do ensino nas concepções pedagógicas não-críticas e concepções pedagógicas contra hegemônicas, de modo específico, a pedagogia histórico-crítica, analisando a relação do ensino e sua articulação com o conteúdo ensinado e a avaliação da aprendizagem, discutindo ainda, a necessária ação de planejar o ensino para avaliar a aprendizagem dos conteúdos escolares.

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Biografia do Autor

Georgyanna Andréa Silva Morais, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Caxias

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Caxias-MA.

Julia Malanchen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu/PR

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora Associada (UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu/PR).

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Silva Morais, G. A., & Malanchen, J. (2023). O ENSINO COMO BASE PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–24. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4309

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