O LUGAR DA VELHICE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA: ANÁLISE DE CONHECIMENTOS EM GERONTOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4071

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Conhecimentos gerontológicos, Gerontologia educacional

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma investigação sobre “O lugar da velhice na formação de professores da EJA: uma análise de crenças, atitudes e conhecimentos gerontológicos” e tem por objetivo identificar o nível de conhecimento que os professores da EJA têm sobre o processo de envelhecimento, a velhice e o idoso. Para tal utilizou o Questionário Palmore-Neri-Cachioni e um questionário sociodemográfico. Como resultados identificou que os professores apresentam um baixo nível de conhecimento básico em Gerontologia, o que pode encontrar forte relação com iniciativas de formações docentes e produção de material formativo que não conseguiram alcançar o objetivo esperado. O Brasil é um dos países com a maior taxa de envelhecimento no mundo, o que significa que a cada dia avançamos para uma realidade onde mais e mais indivíduos chegarão à velhice, demandando um aporte social que dê conta de suas necessidades, entre elas as necessidades educacionais. É urgente que uma formação de professores que contemple os conhecimentos gerontológicos em seu bojo, a fim de superar os preconceitos e exclusões que as pessoas idosas sofrem fora e dentro das escolas.  

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Biografia do Autor

Everton Willian de Oliveira Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de Educação Física vinculado à Secretaria de Educação do Município de Igarassu, Pernambuco, Brasil. E-mail: ewocavalcanti@gmail.com.

Márcia Regina Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Pós/Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (UC). Professora Associada 3 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. E-mail: marcia.barbosa@ufpe.br.

Nayana Pinheiro Tavares, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutorado em Políticas Comparadas de Envelhecimento Ativo e o papel da Educação pela Universidade de Salamanca (US). Professora Adjunta na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.  E-mail: nayana.pinheiro@ufrpe.br.

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Publicado

2024-01-15

Como Citar

de Oliveira Cavalcanti, E. W., Barbosa, M. R., & Pinheiro Tavares, N. (2024). O LUGAR DA VELHICE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA: ANÁLISE DE CONHECIMENTOS EM GERONTOLOGIA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(56), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4071

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