BIBLIOTECA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3923Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Educação infantil, Revisão sistemática de literaturaResumo
O objetivo deste artigo é mapear produções científicas, nacionais e internacionais, sobre a Biblioteca Escolar nas instituições de Educação Infantil produzidas entre os anos de 1996 e 2021. Neste artigo, se realizou uma Revisão Sistemática de Literatura nas seguintes bases de dados: Catálogo de teses e dissertação da CAPES; BRAPCI; Portal de periódicos da CAPES; Web of Science; EBSCO; e SCOPUS. Foram selecionados para compor o corpus textual desta revisão artigos, dissertações e teses que resultaram em 27 publicações. A Literatura indica o valor intrínseco da Biblioteca Escolar para a criança desde a mais tenra idade. Os trabalhos encontrados apontaram para as potencialidades da Biblioteca Escolar no desenvolvimento de práticas que favorecem as habilidades de leitura e escrita na Educação Infantil, considerando os conceitos de alfabetização e letramento na primeira infância. Outro destaque encontrado na literatura refere-se à importância da família para o sucesso das atividades feitas pela biblioteca, sua participação deve ser ativa e consciente em prol do desenvolvimento da criança.
Downloads
Referências
ABREU, A. C.; BEDIN, J.; SENA, P. M. B. Mediação da leitura e literatura na Educação Infantil para o desenvolvimento integral. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 12, n. 2, p. 89-108, 2021. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180362 > Acesso em: 22 fev. 2022.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 2 ed. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002.
CAMPELLO, B. D. S.; et al. A coleção da Biblioteca Escolar na perspectiva dos parâmetros curriculares nacionais. Informação & Informação, v. 6, n. 2, p. 71-88, 2001. Disponível em: < https://brapci.inf.br/index.php/res/download/46496> Acesso em: 07 mar. 2022.
DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta Med. Port., v.32, n. 3, p. 227-235, mar. 2019. Disponível em: <https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923> Acesso em: 01 dez. 2020.
DORNELLES, Priscila De Oliveira. A Creche UFF e sua Flor de Papel Uma análise sobre a produção de conhecimento de uma Biblioteca Escolar Infantil 141 f. Dissertação -(Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
FERRER, M. E.; CALIXTO, R. H. C.; FERREIRA, H. M. C.; MELLO, R. I.; BISSOLATI, N. O projeto “pequenos sócios, grandes leitores” e a atuação dos profissionais bibliotecários no incentivo à leitura para crianças. CRB8 Digital, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9794. Acesso em: 22 fev. 2022.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia da pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GALVAO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 dez. 2020.
Gonçalves, Diana Vidal. Experiências Do Passado, Discussões Do Presente: A Biblioteca Escolar Infantil Do Instituto De Educação Caetano De Campos (1936-1966). Perspectivas Em Ciência Da Informação. v. 19, p. 195-210, dez. 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pci/a/HgC4YNDTD49hv4Kj5Lr5CMf/abstract/?lang=pt> Acesso em: 18 jan. 2023.
HASPER, Francislaine. Bebetecas: um espaço de mediação do literário com crianças pequenas. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2017.
HEIDER, K.L. Information Literacy: The Missing Link in Early Childhood Education. Early Childhood Educ. J 36, 513–518, 2009. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=EJ842292> Acesso em: 18 jan. 2023.
HOMMERDING, N. M. D. S. Letramento infantil na Biblioteca Escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes. Biblioteca Escolar em Revista, v. 4 n. 2, n. 2, p. 33-52, 2016. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/111294> Acesso em: 22 fev. 2022.
HULTGREN, F.; JOHANSSON, B. Including babies and toddlers: A new model of participation. Children's Geographies, v. 17, n. 4, p. 375-387, 2019. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14733285.2018.1527016> Acesso em: 18 jan. 2023.
LANGAN, C. Literacy Starts in the Cradle of Shoalhaven Libraries New South Wales. APLIS, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 17–19, 2009. Disponível em <https://search-ebscohostcom.ez74.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=36903005&lang=pt-br&site=ehost-live>. Acesso em: 18 fev. 2022.
LINO, Lis De Gusmão. Biblioteca Escolar: organização, atividades e interações na Educação Infantil.133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019
MCKENZIE, P. J.; STOOKE, R. K. Making a Difference. Children & Libraries: The Journal of the Association for Library Service to Children, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 47–52, 2012. Disponível em: <https://search-ebscohost-com.ez74.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=79201335&lang=pt-br&site=ehost-live> Acesso em: 18 fev. 2022.
MORAES, L. A criança, o livro e a biblioteca: o estudo de usuário na Educação Infantil. CRB8 Digital, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9666>. Acesso em: 22 fev. 2022.
MOREIRA, Marina. Biblioteca Escolar infantil: um estudo das políticas federais às práticas locais em municípios do sudoeste do Paraná. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2020.
MOTOYAMA, J. F. M.; SOUZA, R. J. Bebeteca: espaço e ações para formar o leitor. Brazilian Journal of Information Science, v. 10 No 3, n. 3, 2016. Disponível em: < https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2016/12/pdf_189232efa5_0000022090.pdf > Acesso em: 22 fev. 2022.
MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins. Bebeteca: Engatinhando entre Livros. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2020.
MOTOYAMA, J. F. M.; SOUZA, R. J. Biblioteca Escolar x sala de leitura: uma análise reflexiva da realidade de Presidente Prudente – SP. Revista Bibliomar, v. 19, n. 2, p. 238-264, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/150374> Acesso em: 22 fev. 2022.
NASCIMENTO, L. K. S.; CARVALHO, L. M. Ação cultural na Biblioteca Escolar visconde de Sabugosa do NEI-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 1 n. 3, n. 3, p. 1-19, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/66155>. Acesso em: 22 fev. 2022.
PETERSON, S.; JANG, E.; JUPITER, C.; DUNLOP, M. Preschool Early Literacy Programs in Ontario Public Libraries. Partnership: The Canadian Journal of Library and Information Practice and Research, v. 7, n. 2, 2012. Disponível em: <https://journal.lib.uoguelph.ca/index.php/perj/article/view/1961>. Acesso em: 18 fev. 2022.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; FERREZ, Helena Dodd. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro; Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 2014.
RALLI, Jessica; PAYNE, Rachel. Let’s Play at the Library: Creating Innovative Play Experiences for Babies and Toddlers. Library Trends. v. 65, n.1, p. 41-63, 2016. Disponível em:< https://muse.jhu.edu/article/629584> Acesso em: 18 jan. 2023.
RAMOS, Ana Margarida. Learning to read before you walk: Portuguese libraries for babies and toddlers. IFLA Journal, 38(1), 78–85, 2012. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0340035211435396?journalCode=iflb> Acesso em: 18 jan. 2023.
RANKIN, Carolynn. Library Services for the Early Years: Policy, Practice, and the Politics of the Age. Library Trends 65.1, p. 5-18. 2016. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/161952948.pdf> Acesso em: 18 jan. 2022.
SENHORINI, M.; BORTOLIN, S. Bebeteca: uma maternidade de leitores. Informação & Informação, v. 13, n. 1, p. 123-139, 2008. Disponível em: < https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45170> Acesso em: 22 fev. 2022.
SILVA, Rachel Polycarpo da. Biblioteca para quem não sabe ler?: a quebra de paradigma sobre leitura, leitores, usuários de bibliotecas e o papel do bibliotecário escolar na Educação Infantil. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Da Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
THERRIEN, Silvia Maria Nóbrega; THERRIEN, Jackes. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Revista Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul. - dez./2004. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148> Acesso em: 10 fev. 2022.
VAAGAN, R.; ENGER, G. Developing the multicultural school library: Vahl Primary School, Oslo. New Library World, V.105, N. 9/10, p. 337-344, 2004. Disponível em: < https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/03074800410557295/full/html >. Acesso em: 18 jan. 2022.
XU, J.; WANG, P.; STURM, B. W.; WU, Y. How preschool children think about libraries: Evidence from six children’s libraries in China. Journal of Librarianship and Information Science. V. 52, n.2, p. 428–440, 2018. Disponível em: < https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0961000618818887> Acesso em: 18 jan. 2023.