SCHOOL LIBRARY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3923

Keywords:

Biblioteca Escolar, Educação infantil, Revisão sistemática de literatura

Abstract

The aim of this article is to map national and international scientific productions on the School Library in Early Childhood Education produced between 1996 and 2021. In this article, a Systematic Literature Review was carried out in databases: Catalog of theses and dissertation CAPES; BRAPCI; CAPES journal portal; Web of Science; EBSCO; and SCOPUS. Articles, dissertations and theses were selected to compose the textual corpus of this review, totaling 27 publications. Literature indicates the intrinsic value of the School Library for children from an early age. The works found pointed to the potential of the School Library in the development of practices that favor reading and writing skills in Early Childhood Education, considering the concepts of literacy and literacy in early childhood. Another highlight found in the literature refers to the importance of the family for the success of activities carried out by the library, since their participation must be active and conscious in favor of the child's development.

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Author Biographies

Marina Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda no curso de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2020). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013). Graduação de Licenciatura em História (2018). Cursou a especialização em Metodologia do ensino de Filosofia, cursou especialização em Educação infantil - Práticas na sala de aula, cursou a especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Integra o grupo de pesquisa: Gestão, inovação, e financiamento da educação no âmbito das políticas e administração educacional brasileiro; e do Grupo de Pesquisa "Cultura Impressa e Digital. Trabalhou como professora de Educação Infantil no Município de Pato Branco, e auxiliar de biblioteca na Faculdade de Pato Branco. Atualmente é bolsista pelo programa de Demanda Social da Capes.

Gisela Eggert-Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da USP (2005). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Especialista em Informação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/IBCT) (1986), com a graduação em Biblioteconomia e Documentação (UFSC, 1983). Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC) e do do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação (UDESC). A partir de 2019 foi aprovada como professora voluntária em ambos os Programas. Entre 2017 e 2019 foi editora da Revista Linhas (PPGE/UDESC). Avaliadora de textos técnico-científicos em diferentes periódicos entre os quais cita-se: Educação Unisinos, Educar em Revista, Revista ACB (Florianópolis), Encontros Biblis, Transinformação entre outras. Na CAPES, no período (2014-2018) foi Coordenadora Adjunta Mestrado Profissional da Área Comunicação e Informação. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura Impressa e Digital (GP Ci ? Di/ UDESC) e do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública (GPBP/UNIRIO): Reflexão e Prática. A formação e experiências no campo da Ciência da Informação e da Educação possibilitam desenvolver pesquisas e orientar estudantes de mestrado e doutorado nos temas que envolvem a História do livro e da leitura especialmente a história da biblioteca pública e escolar, sociedades literárias, livrarias e editoras sob o olhar da História Cultural.

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Published

2023-10-02

How to Cite

Moreira, M., & Eggert-Steindel, G. (2023). SCHOOL LIBRARY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. Languages, Education and Society, 27(55), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3923

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