A DESINFORMAÇÃO E OS DISCURSOS AUTORITÁRIOS: A DEMOCRACIA AMEAÇADA E O DESAFIO À EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3878

Palavras-chave:

Desinformação, Autoritarismo, Democracia, Educação

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre a desinformação enquanto pressuposto de veiculação de discursos autoritários com alto poder de sedução das novas gerações hiper conectadas. Hannah Arendt (2016a, 2016b,1989) analisou a comunicação política no nazismo e verificou a presença de mentiras, entre outras estratégias de manipulação em prol de um projeto autoritário. O exercício demonstrou que a análise das técnicas de comunicação política mostra-se eficiente na identificação e prevenção a ascensão de novos autocratas. No discurso “Aspectos do novo radicalismo de direita”, proferido aos estudantes da Universidade de Viena, Adorno (2020) apresenta a propaganda como um mecanismo eficaz de transformação de mentiras em verdades, explica seu funcionamento e os principais truques de manipulação amplamente utilizados pelos movimentos extremistas antidemocráticos. É de extrema importância a divulgação destes indicadores diante do início da digitalização da política, conforme nos atualiza a antropóloga Cesarino (2019, 2020 e 2021). A mesma nebulosidade que impede a diferenciação da verdade e da mentira nos novos espaços de comunicação política disfarça o discurso com potencial autoritário e se configura como risco à democracia e um grande desafio à educação das novas gerações. No sentido de contribuir com a reflexão, criamos uma tabela comparativa das principais técnicas de manipulação discursiva presentes no extremismo da década de 30 e a evolução destas estratégias em tempos de cibernética. Este recurso pretende servir de subsídio informativo para criação de estratégias didáticas para prevenção de novos extremismos e fortalecimento dos processos democráticos.

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Biografia do Autor

Lidiane Grutzamann, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças, pelo Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Universidade de São Paulo. Professora da rede Jesuíta de Educação.

Flávia Schilling, Universidade de São Paulo

Professora Associada Sênior do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Livre Docente pela Faculdade de Educação da USP, Doutora em Sociologia pela FFLCH-USP. E-mail: flaviaischilling@gmail.com

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Grutzamann, L., & Schilling, F. (2023). A DESINFORMAÇÃO E OS DISCURSOS AUTORITÁRIOS: A DEMOCRACIA AMEAÇADA E O DESAFIO À EDUCAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 170–198. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3878

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