REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS IMIGRANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3592

Palavras-chave:

Educação, Imigração, Professor, Representação Social

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender as representações sociais de professores sobre alunos imigrantes. O método utilizado na fase de investigação foi à utilização de uma pesquisa de abordagem qualitativa pautada na Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi desenvolvida com 33 professores de ambos os sexos, inseridos em instituição de ensino pública localizada na região central de São Paulo. Para a coleta dos dados utilizou-se dois questionários sendo um estruturado e outro semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e da Classificação Hierárquica Descendente. A partir das classes organizadas foi possível inferir 5 categorias a saber: recepção de imigrantes na escola; dificuldade de aprendizagem da língua não materna; falta de preparação para o acolhimento; possibilidades de convívio; dificuldades de adaptação e integração. Considerou-se que a escola bem como os professores carecem de suporte e infraestrutura para desenvolverem um trabalho que contribua com o aprendizado de alunos imigrantes.

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Biografia do Autor

Munira Smidi, Centro Universitário FIEO - UNIFIEO

Mestre em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO), Osasco, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Franz Voegeli, 300, Continental, Osasco, São Paulo, Brasil, CEP: 06020-190. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6376-8055.  E-mail: munirasmidi@uol.com.br

Janaína da Silva Gonçalves , Universidade Ibirapuera UNIB

Doutora e Mestre em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO (UNIFIEO). Professora do Programa de Educação da Universidade Ibirapuera (UNIB), Chácara Flora, São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Interlagos, 1329, Chácara Flora, São Paulo, Brasil, CEP: 04661-100. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6621-9185.  E-mail: janainagoncalves80@yahoo.com.br.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Smidi, M., & da Silva Gonçalves , J. . (2023). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS IMIGRANTES. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.3592

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