PROFESSORAS LÉSBICAS: EM QUE RAIOS DE SILÊNCIO PODEMOS ENCONTRÁ-LAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2904

Palavras-chave:

Professora Lésbica, Experiência, Invisibilidade Lésbica, Injustiça epistêmica

Resumo

Este estudo exploratório, de natureza quanti-qualitativa, é um produto de pesquisa pós-doutoral realizada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Caracterizado como um estudo de correlatos, foca em experiências e narrativas de professoras lésbicas. Situado no campo dos estudos lesbofeministas, apreende professora lésbica como corpo político, pessoa estigmatizada pela sociedade heterossexual. Reconhecendo a invisibilidade lésbica como problema, uma face da lesbofobia, percebida como  violência estrutural que ameaça, agride e mata mulheres em função do imbricamento do gênero, da sexualidade não heterossexual e da raça, entre outros marcadores da diferença, o estudo questiona em que raios de silêncio e obscuridade podemos encontrar as professoras lésbicas? Em busca de respostas, o objetivo é analisar como as experiências de professoras lésbicas são perspectivadas nos estudos disponíveis na base de dados Norte-Americana ERIC - Education Resources Information Center. A metodologia é inspirada no método Systematic Search Flow. O resultado é um mapa em aberto, aponta que a experiência de violência sofrida pelas lésbicas no ambiente de trabalho, e fora dele, é refletida como “homofobia”, fato que sugere não reconhecimento das especificidades da violência contra lésbicas, além de sugerir que não há existência segura para professoras lésbicas.

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Biografia do Autor

Zuleide Paiva da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunta do Departamento de Educação - Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), integrante do corpo permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED-UNEB). Possui formação interdisciplinar, possui licenciatura em Letras (UNEB), bacharelado em Biblioteconomia e Documentação (UFBA), doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA, IFBA, UNEB, UEFS, SENAI-CIMATEC, LNCC), mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). É pós-doutoranda em Educação (FACED-UFBA), vinculada ao grupo de pesquisa Formação, Experiência e Linguagens (FEL-CNPQ) e ao grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores (FEP-CNPQ). Pesquisadora do Centro de Estudos em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (UNEB), ativista da Liga Brasileira de Lésbicas e da Rede Lesbi Brasil. 

Maria Inez da Silva de Souza Carvalho , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), ambos vinculados à FACED/UFBA. Líder do Grupo de pesquisa Formação em exercício de professores (FEP)  

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

da Silva, Z. P. ., & de Souza Carvalho , M. I. da S. (2023). PROFESSORAS LÉSBICAS: EM QUE RAIOS DE SILÊNCIO PODEMOS ENCONTRÁ-LAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 224–253. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2904

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