EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E INVESTIGAÇÃO AÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Educação em Ciências Naturais e Tecnologia, Formação de professores e investigação-Ação EscolarResumo
Por que você acredita na investigação-ação como estratégia para ensinar ciência naturais nas escolas, e em especial naquelas onde formamos os professores desta área educacional? Neste trabalho (encomendado pelo professor Paulo Rômulo Frota) autor da questão geradora descrita acima), respondo-lhe, descrevendo e analisando práticas de ensino-investigativa em ciências naturais e tecnologia implementadas nos cursos de formação de professores. Explicito o programa de investigação-ação educativa em ciências naturais (evidenciando sua matriz dialógica-problematizadora e seu potencial emancipatório) e a pratica de ensino-investigativa em ciências naturais. Finalmente aponto a investigação-ação escolar demarcando os conhecimentos necessários a pratica de ensino investigativa e iniciativas no espaço formativo-escolar, inicial (licenciaturas) e continuada (mestrado e doutorado em educação), dos professores.