EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E INVESTIGAÇÃO AÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Faio da Purificação de Basto Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação em Ciências Naturais e Tecnologia, Formação de professores e investigação-Ação Escolar

Resumo

Por que você acredita na investigação-ação como estratégia para ensinar ciência naturais nas escolas, e em especial naquelas onde formamos os professores desta área educacional? Neste trabalho (encomendado pelo professor Paulo Rômulo Frota) autor da questão geradora descrita acima), respondo-lhe, descrevendo e analisando práticas de ensino-investigativa em ciências naturais e tecnologia implementadas nos cursos de formação de professores. Explicito o programa de investigação-ação educativa em ciências naturais (evidenciando sua matriz dialógica-problematizadora e seu potencial emancipatório) e a pratica de ensino-investigativa em ciências naturais. Finalmente aponto a investigação-ação escolar demarcando os conhecimentos necessários a pratica de ensino investigativa e iniciativas no espaço formativo-escolar, inicial (licenciaturas) e continuada (mestrado e doutorado em educação), dos professores. 

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Publicado

2001-04-15

Como Citar

Purificação de Basto, F. da. (2001). EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS E INVESTIGAÇÃO AÇÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (6). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2549

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