IDÉIAS E TEMPORALIDADES; A educação e o ensino nas visões do Durkheim e Marx
Palavras-chave:
educação, moral social, adaptação, dominação, consciênciaResumo
Este artigo procura refletir sobre os paradigmas educacionais abordados por Durkheim e Marx, a partir da realidade que se materializa no contexto da Revolução Industrial. Tem por objetivo, num primeiro momento, analisar o modelo do consenso defendido por Durkheim. em que a educação caracteriza-se por ser um fenômeno eminentemente social, orientada no sentido da socialização metódica das novas gerações. Num segundo momento retoma a discussão em torno da união trabalho-instrução proposta por Marx, discutindo os diversos fatores que envolvem este processo.
Downloads
Referências
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação – um estudo introdutório. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
GADOTTI, Moacir. Educação e poder – introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez: Autores Associados, t991.
GOMES, Candido Alberto. A educação em perspectiva sociológica. 2. ed. São Paulo: EPU, 1989. (Temas Básicos de Educação e Ensino).
GOMEZ. Carlos Minayo et. al. Trabalho e conhecimento- dilemas na educação do trabalhador. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991 (Biblioteca da Educação, série 1. Escola, v. 5).
MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1992.
______ Ideologia Alemã (Feuerbach). 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1989.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 7. ed. São Paulo: Loyola, 1988 (Escola e Participação, 4).
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação e saber; produção em Marx e Engels. 2. ed. São Paulo:Cortez, 1993