FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL

Autores/as

  • ELZENITA FALCÃO DE ABRE Universidade de Pernambuco

Palabras clave:

Formaçãodo educado, fenomenologia, abordagemcentrada na pesso, grupos de encontro

Resumen

O estudo descreve as experiências de aprendizagens significativas (des)veladas em grupos de encontro, por 23 alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina - Universidade de Pernambuco, no período de fevereiro a junho de 2003, ressaltando o que revelam para o crescimento pessoal/profissional do educador. Inspirado na fenomenologia, teve como fundamento a psicologia humanista e como referência principal Carl Rogers, com a Abordagem Centrada na Pessoa e os Grupos de Encontro. Os fenômenos observados foram analisados qualitativamente de forma compreensiva, sem preocupação com explicações. Foi possível compreender que, na experiência intensiva em grupo, o participante experimenta um processo de crescimento pessoal, decorrente dos contatos internos e externos vivenciados, que possibilita mudanças significativas na sua prática profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ELZENITA FALCÃO DE ABRE, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela UFES, professora da Universidade de Pernambuco/Faculdade de Formação de Professores de Petrolina e da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Citas

AMATUZI, M. M. Apontamentos acerca da pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000.

FORGHIERI, Y. C. Psicologia Fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisa. São Paulo: Pioneira,1993.

GOOBI, S.; MISSEL, S. Abordagem centrada na pessoa: vocabulário e noções básicas. Tubarão: Universitária UNISUL, 1998.

ROGERS, C. R. Grupos de Encontro. [tradução Joaquim L. Proença]. 7. ed. São Paulo: MartinsFontes, 1994.

______. Liberdade para aprender. Belo Horizonte, MG: Interlivros, 1975.

______ .;KINGET, G. Marian. Psicoterapia e Relações Humanas. Vol. 1. Belo Horizonte:Interlivros, 1977.

WOOD, J. K. (Org.) et al. A abordagem centrada na pessoa. 3. ed. Vitória: Edufes, 1997.

Publicado

2004-12-15

Cómo citar

DE ABRE, E. F. . (2004). FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (11), 44–49. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.