UMA LEITURA CATÓLICA DO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA

Autores

  • EVELYN DE ALMEIDA ORLANDO Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Escola Nova, Leituras Católicas, Ensino Mineiro, Educação brasileira, Formação do educador

Resumo

Este artigo analisa questões a respeito da presença católica nos debates acerca da renovação do ensino brasileiro nas décadas de 20 e 30 do século passado, a partir da ação representativa dos intelectuais católicos atuantes no movimento, dando maior visibilidade à reforma do ensino em Minas Gerais e a implementação das propostas pedagógicas formuladas por esse grupo. Assim, o trabalho põe em evidência, ainda de forma introdutória, a presença de grupos católicos no movimento escolanovista.

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Biografia do Autor

EVELYN DE ALMEIDA ORLANDO, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Pedagogia; aluna do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe pela linha História, Política e Sociedade; membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação: intelectuais, instituições e práticas escolares/UFS.

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

DE ALMEIDA ORLANDO, E. . (2006). UMA LEITURA CATÓLICA DO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 45–56. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1553

Edição

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