CONTRIBUIÇÃO PARA A MEMÓRIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE, ATRAVÉS DA MULHER-PROFESSORA
Palavras-chave:
Mulher-professora, Memória, Imperatriz-MaranhãoResumo
Ao contemplarmos estudos sobre a memória e, em especial, a memória de mulheres, somos muitas vezes criticadas, alegando-se o excesso de subjetividade que estes carregam. Essas preocupações, já demonstram que há um interesse científico voltado para a problemática da memória. Com essas observações procurouse contribuir para a incipiente historiografia da educação maranhense, através de mulheres -professoras, com a perspectiva de fomentar a discussão sobre elementos representativos do lugar da mulher na história da educação, formação escolar, atuação profissional e social, em contextos municipais. Esta contribuição, através da Profª. Edelvira Barros, do município de Imperatriz – MA, tem como suporte principal os estudos de Perrot (2005), que denotam a especificidade da escrita da história da mulher, apesar do silêncio das fontes. Salienta-se que estas últimas, neste estudo, se constituíram de duas obras e uma entrevista. A incursão nesta temática decorre das atividades da pesquisa Mulheres-professoras: saberes e táticas, do Núcleo de História e Memória da Educação no Maranhão - NUMHE, que tem a memória de professoras e professores como um dos seus eixos.
Downloads
Referências
BARROS, Edelvira Marques de Moraes. Eu, Imperatriz. Goiânia: Ed. Rio Bonito, 1972.
BENJAMIN, Walter. Magra e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOURDEU, Pierre. Lições da Aula. São Paulo: Ática,1988
CARDOSO, Manoel Frazão. O Maranhão por dentro. São Luis: Lithograf, 2001.
FORMIGA, Conceição. Imperatriz mulher e mulheres. Imperatriz, MA: Ética, 2004.
LE GOFF, Jacques. Memória. Enciclopédia Einaudi, Memória-História. Porto: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984.
MOTTA, Diomar das Graças. As mulheres professoras na política educacional no Maranhão. São Luis, EDUFMA, 2003..
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru, SP: EDUSC, 2005.