INGLÊS DE SOUSA E A REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SERGIPE: entre a tradição e a renovação
Palavras-chave:
Província de Sergipe, Inglês de Sousa, Pedagogia ModernaResumo
O estudo analisa a reforma da instrução pública empreendida por Inglês de Sousa, no ano de 1881, na Província de Sergipe. Opera com o conceito de representação desenvolvido por Roger Chartier (1990) para compreender as formas pelas quais a realidade é construída por seus atores. No estudo foi enfatizado o papel do presidente de província como reformador do Estado, que buscava modernizar o Império pela reforma de suas instituições. Desse modo, em alguns casos, em conflito com a tradição de outras práticas, e modelos pedagógicos, de socialização até então consolidadas nas províncias. A reforma revela a luta política pelo controle da formação das futuras gerações e ao mesmo tempo revela a luta de representações em torno da instrução pública, dos modelos pedagógicos e do significado da escola no final do Segundo Império.
Downloads
Referências
AMORA, Antônio Soares. História da literatura brasileira. São Paulo: Saraiva, 1974.
BARRETO, Luiz Antonio. Pequeno dicionário prático de nomes e denominações de Aracaju. Aracaju: Editora ITBEC, [200-].
BARRETO, Mauro Vianna. O romance da vida Amazônica: uma leitura socioantropológica da obras literária de Inglês de Sousa. Presidente Venceslau – SP: Letras à Margem, 2003.
BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da história do Brasil: volume 1. Brasília: Senado Federal-Secretaria de Edições Técnicas, 1996.
BURKE, Peter. Cultura, tradição, educação. In: GATTI JUNIOR, Décio; PINTASSILGO, Joaquim (Org.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de história da educação. Uberlândia: EDUFU, 2007. p. 13-22.
CALVI, Lourdes Margareth. Transformações sociais e educação: uma análise dos projetos de reforma educacional e dos relatórios ministeriais de 1868 a 1879. 2003. 230 f Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2003.
CAMPOS, Olympio de Souza. O ensino religioso na eschola normal da Provincia de Sergipe. Aracaju: Typ. Da gazeta do Aracaju, 1882.
CARMELO, Antônio. Olympio Campos perante a história. Rio de Janeiro: Gomes, Irmãos & C., 1910.
SOUSA, Herculano Marcos Inglês de. O coronel sangrado: cenas da vida do Amazonas. Belém - PA: EdUFPA, 1968.
SOUSA, Herculano Marcos Inglês de. O missionário. São Paulo: Ática. 1992.
VALENÇA, Cristina de Almeida. Entre livros e agulhas: representações da cultura escolar feminina na escola normal em Aracaju – 1871-1931. 121 f. Monografia (Especialização em História) – Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2003.
VIÑAO FRAGO, Antonio. ¿Fracasan las reformas educativa? la respuesta de um historiador In: SBHE (Org.). Educação no Brasil: historia e historiografia. Campinas:Autores Associados, 2001. p. 21-52.
VINCENT, Guy, LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.