A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA

Autores

  • ELISABETH ROSSETTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação, Teoria histórico-cultural, Perspectiva vigotskiana

Resumo

Este artigo se propõe refletir sobre as contribuições de Vigotski para a educação especial, tomando como referencial teórico a abordagem histórico-cultural. Essa abordagem nos conduz a uma educação mais holística, preocupada com o sujeito na sua totalidade, descartando-se qualquer vestígio de fragmentação e explicações simplistas. Para a proposta de estudo aqui apresentada, interessa em especial, a concepção de homem como um sujeito histórico-social e, portanto, como um ser inserido ativamente no contexto que o cerca. Vigotski é visto como autor que nos apresenta outro olhar ao se estudar os sujeitos da educação, o que indica a necessidade de aprofundamento de seus estudos, ressaltando-se a importância dos temas por ele desenvolvido no campo da educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELISABETH ROSSETTO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-graduanda em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS, Linha de Pesquisa Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Cascavel PR

Referências

BEYER, H.O. Porque Lev Vygotski quando se propõe uma educação inclusiva. Revista Educação, n.. 26, EdUFSM, 2005.

CARVALHO, A. As condições de existência das pessoas com deficiência na história da humanidade. 2003, monografia (Curso de Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE.

GERARDI, J.W. Transgressões convergentes: Vigotski, Bakhtin, Bateson. Campinas,SP: Mercado das Letras, 2006.

KOZULIN, A. La psicologia de Vygotski - Biografia de unas ideas. Madrid: Alianza Editorial, 1990.

OLIVEIRA, K. Vygostky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1999.

PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

VYGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

_____. Obras completas. Tomo cinco. Fundamentos da defectología. Cuba: Editorial Pueblo Educación, 1997.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

ROSSETTO, E. . (2008). A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 118–144. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1513

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.