“DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA

Autores

  • MILENA ARAGÃO Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

História da Educação, Cultura Material Escolar, Castigos corporais, Depoimentos orais

Resumo

O presente texto pode ser caracterizado como um relato de experiência, estando sua relevância na pertinência e importância das situações por ele explicitada. Neste artigo, abordo o processo de compra de um artefato comumente usado no século XIX: a palmatória. A fim de realizar o desejo de obter este material para fins de estudo, lancei-me à procura, na cidade de Aracaju/SE, de pessoas que o vendesse ou confeccionasse. Neste trajeto, fui colecionando histórias riquíssimas que me levaram a refletir sobre a importância da cultura material escolar como produto e produtora de práticas culturais. Diante desta busca, um fato mostrou-se concreto: ela ainda vive no cotidiano de algumas salas de aula sergipanas. O texto é escrito de modo a entrelaçar discursos históricos e relatos atuais, fazendo referência ao uso dos castigos como caminho para educar e civilizar sujeitos, bem como a relação entre as prescrições oficiais e as práticas ordinárias.

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Biografia do Autor

MILENA ARAGÃO, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/RS. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. 

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Publicado

2012-06-11

Como Citar

ARAGÃO, M. . (2012). “DO TEMPO DE ONTEM AO TEMPO DE HOJE”. PALMATÓRIA: ENTRELAÇANDO MEMÓRIA E HISTÓRIA. Linguagens, Educação E Sociedade, (26), 107–126. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1396

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