PROCESSOS TECNOLÓGICOS, EDUCAÇÃO E ARTE: REFLEXÕES SOBRE A CRIAÇÃO COM ENFOQUE PARA A EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.26694/5872Palavras-chave:
Docência, Arte, Processos, Tecnológicos, Educação de Jovens e AdultosResumo
O estudo aqui apresentado tem como proposta refletir sobre a criação com enfoque para a articulação entre Processos Tecnológicos, Educação e Arte. Como parte da pesquisa de contextualização conceitual, base epistemológica que estamos desenvolvendo, discutimos a docência priorizando o saber emergente, desenvolvido no entrelaçamento entre ensino-pesquisa-extensão, essencial para enfatizar a questão de que a produção de sentidos-conhecimentos é recorrente dos processos de vida. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o percurso dos sujeitos e sobre o potencial de criatividade destes, tendo em vista que é no percurso que acontece a criação de conhecimentos e de obras de arte e a própria composição do currículo sempre em processos criativos. Sendo que essas criações, seja na EJA – Educação de Jovens e Adultos, seja no ensino regular, constituem-se continuamente a partir das relações históricosocial, possuem caráter contextual, local, emergente, acontecimental e relacional. E, por isso mesmo, essas criações também provêm da relação do sujeito com suas experiências, com sua historicidade, com sua dinâmica interna e com a própria dinâmica do viver. A proposta deste estudo, todavia, evidencia que o ser humano em si mesmo teckné, se desenvolve num contexto de diálogo, transformação e criação, no qual cada um tem a possibilidade de experienciar, criar e ao mesmo tempo ampliar potencialidades geradas nas relações.
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