CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6093Palavras-chave:
Formação docente, Curso de Ciências Contábeis, Docência no Ensino Superior, Desenvolvimento da profissionalidade docenteResumo
O presente artigo é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo refletir acerca da importância da formação pedagógica para o magistério no ensino superior e da profissionalidade docente, desencadeando base teórica que afirme a importância e a pertinência do conhecimento pedagógico-didático em seu caráter mediador para a prática pedagógica no Bacharelado em Ciências Contábeis. A abordagem teórica que contextualiza a docência no ensino superior revela como, historicamente, no ensino da Contabilidade, os professores são recrutados entre profissionais de sucesso na profissão cuja maioria está despreparada para o magistério, e sem o domínio das questões pedagógicas, há ausência dos conhecimentos pedagógicos necessários ao exercício da docência na Educação Superior. Atualmente, essa problemática foi agravada pelo fato de que, com a expansão desse nível de ensino, além de profissionais não habilitados para o magistério, estão ingressando os que também não possuem experiência profissional na área contábil, restringindo os conhecimentos ao currículo do curso de formação inicial. A reflexão teórica ressalta a complexidade da docência, que envolve diversas dimensões: humana, técnica, política e ética, e a necessidade do desenvolvimento da profissionalidade docente que pressupõe consciência, compreensão e conhecimento. A fim de assimilar os papéis requeridos para os professores na configuração e no desenvolvimento do currículo no Ensino Superior, entre as conclusões deste estudo está a legitimação da natureza teórico-prática da profissão docente que pressupõe a existência de um corpo de conhecimentos em função dos quais se questione a ação docente.
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