EDUCAÇÃO ESCOLAR EM MOSSORÓ-RN: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA

Authors

  • RLES FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA Universidad Federal de Río Grande del Norte
  • MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA Universidad Federal de Río Grande del Norte

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6095

Keywords:

História das Instituições, Educação confessional, Igreja Católica

Abstract

A criação, em 1901, do Colégio Diocesano Santa Luzia, na cidade de Mossoró, é um marco na história da educação do interior do estado do Rio Grande do Norte. Essa instituição formou membros da elite mossoroense e de cidades circunvizinhas que chegaram às esferas do poder local, estadual e nacional. Neste artigo, objetivamos relatar as origens dessa instituição de educação confessional e privada. Realizamos uma pesquisa bibliográfica em obras que abordam o contexto histórico local e nacional em fins do século XIX e princípios do XX, como também nas que tratam especificamente do Colégio Diocesano Santa Luzia. A revisão de literatura nos levou a considerar que a criação dessa escola se deu em função de um cenário local favorável (o crescimento econômico de Mossoró e o fortalecimento de uma elite regional) associado aos interesses da Igreja Católica em controlar a educação, haja vista a crise de hegemonia que sofria em decorrência das mudanças trazidas pela República.

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Author Biographies

RLES FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutor em Educação (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/Natal) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA). 

MAURO ANTONIO DE OLIVEIRA, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutor em Educação (UFRN). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/Natal) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

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Published

2016-02-20

How to Cite

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, R., & DE OLIVEIRA, M. A. . (2016). EDUCAÇÃO ESCOLAR EM MOSSORÓ-RN: A CRIAÇÃO DO COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA. Languages, Education and Society, (34), 57–74. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6095

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