O INSPETOR GERAL DAS AULAS, OS PROFESSORES PRIMÁRIOS E OS MECANISMOS DE CONTROLE DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA DE SERGIPE (1852-1854)

Autores

  • SIMONE SILVEIRA AMORIM Universidade Federal de Sergipe
  • GLEIDSON SANTOS DA SILVA Universidade Tiradentes
  • LEYLA MENEZES DE SANTANA

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6100

Palavras-chave:

Instrução Pública, Ensino Primário, Organização Pública

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar as atribuições e responsabilidades do Inspetor Geral das Aulas, enquanto funcionário da máquina estatal e elo de comunicação entre o Poder Público e os Professores Públicos Primários, entre 1852 a 1854. Este recorte temporal se relaciona com os ofícios encontrados na pacotilha 974, fundo G¹ do Arquivo Público do Estado de Sergipe – APES, trocados entre professores, Inspetor Geral das Aulas e o presidente da província entre 1852 e 1854. E, juntos com a legislação do período e o relatório da instrução pública da província de 1853 fazem parte do corpus documental dessa pesquisa. A categoria de análise interdependência (ELIAS,1994) ajudou a compreender a organização da instrução pública primária em Sergipe (AMORIM, 2013) estabelecida entre os indivíduos ligados a ela. Utilizou-se o aporte teórico e metodológico da História Cultural (BURKE, 2005). Pode-se afirmar que o controle do Estado se desenvolveu por meio da rede de funcionários que tinham a responsabilidade de avaliar, fiscalizar e punir ações dos Professores Públicos Primários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SIMONE SILVEIRA AMORIM, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Lidera o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GPES), integra os Grupos de Pesquisa História das Práticas Educacionais/CNPq e Núcleo de Estudos de Cultura da UFS/NECUFS. 

GLEIDSON SANTOS DA SILVA, Universidade Tiradentes

Universidade Tiradentes – Unit.Mestrando em Educação. Bolsista CAPES/FAPITEC.Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GPES). 

LEYLA MENEZES DE SANTANA

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes – Unit. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GPES). 

Referências

AMORIM, Simone Silveira. Configuração do Trabalho Docente e a Instrução: primária em Sergipe no Século XIX (1827-1880), Fortaleza: Edições UFC, 2013.

BRETAS, Genesco Ferreira. História da instrução pública em Goiás. Goiânia: CEGRAF/UFG.(Coleção Documentos Goianos), 1991.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CASTANHA, André Paulo. Edição crítica da legislação educacional primária do Brasil imperial: a legislação geral e complementar referente à Corte entre 1827 e 1889. Francisco Beltrão: Unioeste – Campus de Francisco Beltrão, Campinas: Navegando Publicações, 2013.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e quietudes. Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2002.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

FARIA Filho, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica. 2000. p. 135-150.

FRANCO, Candido Augusto Pereira. Compilação das Leis Provinciais de Sergipe – 1835 a 1880. v. 2: I-Z, Aracaju: Typografia de F. das Chagas Lima, 1879.

GONDRA, José; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro.São Paulo: Cortez, 2008.

LIMA, Gláriston dos Santos. A Cultura Material Escolar: desvelando a formatação da Instrução das Primeiras Letras na Província de Sergipe (1834-1858). 2007, 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2007.

MATTOS, Ilmar Rohloff. O tempo Saquarema. Rio de Janeiro: Access, 1994.

NUNES, Maria Thetis. História da Educação em Sergipe. 2. ed. São Cristóvão: Ed. UFS;Aracaju, 2008.

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. O Decreto Couto Ferraz num Contexto de Transformação da Res-pública. In: LEITE, Juçara Luzia; ALVES, Claudia (Org.). Intelectuais e história da educação no Brasil: poder, cultura e políticas. Vitória: Ed. UFES, 2011. p. 55-83.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

BRASIL. Carta de lei de 25 de março de 1824.

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827.

BRASIL. Ato adicional de 12 de agosto de 1834.

BRASIL. Decreto n. 1.331 A de 17 de fevereiro de 1854.

SERGIPE. Resolução provincial de n. 259, de 15 de março de 1850.

SERGIPE. Regulamento da instrução pública de 06 de junho de 1850.

SERGIPE. Resolução provincial de n. 435, de 5 de agosto de 1856

SERGIPE. Jornal Recompilador Sergipano. Estância, 22 de junho de 1833, n. 120.

SERGIPE. Relatório do Presidente da Província Dr. José Antônio de Oliveira Silva, de 17 de novembro de 1853. http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1200/000066.html

SERGIPE. Ofício enviado pelo Inspetor Geral das Aulas Guilherme Pereira Rabelo ao Presidente da Província Ignácio Joaquim Barbosa, 04/08/1854. APES – G¹ 974.

SERGIPE. Ofício enviado pelo Inspetor Geral das Aulas Guilherme Pereira Rabelo ao Presidente da Província Luiz Antônio Pereira Franco, 03/08/1853. APES – G¹ 974.

SERGIPE. Ofício enviado pelo Inspetor Geral das Aulas Guilherme Pereira Rabelo ao Presidente da Província Luiz Antônio Pereira Franco, 26/09/1853. APES – G¹ 974.

SERGIPE. Ofício enviado pelo Professor público Manoel Joaquim de Campos ao Presidente da Província José Antônio de Oliveira e Silva, 27/01/1852. APES – G¹ 974.

SERGIPE. Ofício enviado pelo professor Miguel Teotônio de Castro ao Presidente da Província Ignácio Joaquim Barbosa, 11/09/1854. APES – G¹ 974.

SERGIPE. Ofício enviado pelo Professor Público Primário Miguel Teotônio de Castro para o Inspetor Geral das Aulas Dr. Guilherme Pereira Rabelo, 12/08/1853. APES – G¹ 974.

SERGIPE. Ofício autenticado pelo escrivão David Martins de Gois Fontes e assinado por Martinho José de Conceição, 24/08/1854, APES G¹ 974. APES – G¹ 974.

SERGIPE, Ofício enviado pelo Inspetor Geral das Aulas Guilherme Pereira Rabelo ao Presidente da Província Ignácio Joaquim Barbosa, 25/09/1854. APES – G¹ 974.

SERGIPE. Ofício enviado pelo Professor Público Primário Miguel Teotônio de Castro ao Presidente da Província de Sergipe Ignácio Joaquim Barbosa, 18/11/1854. APES – G¹ 974.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

AMORIM, S. S. ., SANTOS DA SILVA, G. ., & MENEZES DE SANTANA, L. . (2016). O INSPETOR GERAL DAS AULAS, OS PROFESSORES PRIMÁRIOS E OS MECANISMOS DE CONTROLE DA INSTRUÇÃO NA PROVÍNCIA DE SERGIPE (1852-1854). Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 22–40. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6100

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.