OS SABERES E OS FAZERES CONSTRUIDOS NA SALA DE AULA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA Universidad Federal de Piauí
  • BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES Universidad Federal de Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7575

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Saber, Saber ser, Saber fazer, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral investigar o Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia, na perspectiva de análise dos saberes e dos fazeres construídos na regência de classe. Como objetivos específicos: caracterizar a prática pedagógica no estágio supervisionado no que concerne ao saber e ao fazer docente; descrever os saberes e os fazeres construídos na vivência do estágio supervisionado; identificar como o aluno estagiário relaciona os saberes construídos na academia com a prática pedagógica no estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado deve ser o momento de formação que viabilize a produção de conhecimentos sobre a realidade da escola durante a regência de classe. É uma pesquisa narrativa e para produção dos dados utilizamos o questionário, o memorial e as rodas de conversa. Os dados foram analisados e interpretados com a técnica de análise de conteúdo, tomando como base Bardin (2009). A investigação foi realizada com alunas do sexto período do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA, matriculados na disciplina Estágio Supervisionado do ensino fundamental. O aporte teórico foi sustentado nos autores Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2009), Tardif (2006), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (2011), Mendes (2006), Brito (2011), Piconez (2007), entre outros. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de reflexões e discussões mais aprofundadas sobre o saber, o saber ser e o saber fazer necessários à formação dos futuros professores, a fim de se estabelecer relações entre os saberes construídos na academia e os saberes construídos na prática de sala de aula durante o estágio supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SHIRLANE MARIA BATISTA DA SILVA, Universidad Federal de Piauí

Doutoranda em Educação na UFPI.

BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação pela UCE, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BECKER, F.; MARQUES T. B. I. (Org.). Ser professor e ser pesquisador. Porto Alegre:Mediação, 2010.

BRITO, A. E. Professores experientes e formação profissional: evocações... narrativas...e trajetórias. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, 17, p. 29-38, jul./dez. 2007.

______. (Re)discutindo a formação de professores na interface com o estágio supervisionado. Revista Iberoamericana de Educación n. 56/2. Page 2. 2011. 15/9/11. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/3908Edna.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012.

BURIOLLA, M.; A. F. Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez, 2011.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, Pedagogos e Formação de Professores – busca e movimento.Campinas, São Paulo: Papirus, 1996

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

ARAÚJO, R. D. de. O estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Uespi: articulação teoria-prática na formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação). 135 f. Programa de PósGraduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 1999.

GAUTHIER, C. [et al], PEREIRA, F. Tradução. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LIMA, M. da G. S. B. Autobiografias de professores e formação: releitura de uma tese. In:MENDES S. J. A. de C.; LIMA, M. da G. S. B. L. (Org.). Formação, prática pedagógica e pesquisa em educação: retratos e relatos. Teresina: EDUFPI, 2011.

MACIEL, E. M. O estágio supervisionado como espaço de construção do saber ensinar. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Piauí. Teresina: UFPI, 2012.

MENDES, B. M. M. A prática de ensino e o estágio supervisionado na construção de saberes e competências didático-pedagógicas: o caso da UFPI. Tese de doutorado (Doutorado em Educação) 310 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Núcleo de educação, Currículo e Ensino. Universidade Federal do Ceará, 2005

MELO, G. F. NAVES, M. L. de P. (org). Didática e docência universitária. Uberlândia: EDUFU, 2012

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010

PICONEZ, S. C. B. (Coord). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, São Paulo, Papirus, 1994

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004

PIMENTA, S. G.; Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1995

PRADO, G. do V. T. (Org.). Narrativas docentes: Trajetórias de trabalhos pedagógicos. In: Saberes docentes: narrativas em destaque. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2007

RICHARDSON, R. J. [et al]. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: Por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo:Cortez, 2010.

SOUZA, E. C. ; MIGNOT, A. C. V. (org.). Historias de vida e formação de professores. Rio de janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008

TARDIF, M. LESSARD, C. MAGALHÃES, L. Tradução. O ofício de professor. 2 ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2008

WARSCHAUER, C. A roda e o registro: uma parceria entre professor, aluno e conhecimento.Rio de Janeiro: Paz e Terra,2002.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

BATISTA DA SILVA, S. M. ., & MACÊDO MENDES, B. M. . (2017). OS SABERES E OS FAZERES CONSTRUIDOS NA SALA DE AULA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 28–51. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7575

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.