A PRODUÇÃO DO SABER DOCENTE NA GESTÃO DA CLASSE: NARRATIVAS DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7698Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Saberes docentes, Gestão da classe, PibidResumo
O presente estudo versa sobre a produção de saberes docentes por licenciandos de Biologia participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e teve como objetivo compreender as implicações dessa participação na produção de saberes profissionais. Teoricamente, dialogamos com os estudos relacionados aos saberes docentes. A investigação realizada é de natureza qualitativa e apoiou-se na fenomenologia, tendo como fontes de dados os relatórios produzidos pelos bolsistas de iniciação à docência que foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Neste artigo, focalizamos a produção de saberes pelos bolsistas na perspectiva da gestão da classe, caracterizada como os modos que o professor utiliza para organizar suas ações, facilitando o aprendizado. Os resultados indicam que o planejamento das atividades didáticas, a disposição espacial na sala de aula e o incentivo à participação ativa dos alunos foram aspectos que os bolsistas destacaram como aprendizados de saberes profissionais mobilizados mediante a participação no Pibid. Os relatórios revelam também que, principalmente nos momentos de intervenção, os bolsistas produziam saber profissional quando, imersos na tentativa de gerir satisfatoriamente a classe, planejavam e executavam estratégias de ensino que atendessem às necessidades formativas dos alunos. Nesse sentido, consideramos que a complexidade do ensino, atravessado por contingências e estabilidades, demanda a necessidade de apropriação de elementos da cultura escolar, pois compreender e se apropriar das especificidades do trabalho docente é, de certa maneira, antecipar condicionantes presentes na ação educativa.
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