LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • ANDERSON DE CARVALHO PEREIRA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • MILENA ALVES FERREIRA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7972

Palavras-chave:

Autoria, Letramento, Escrita, Discurso pedagógico

Resumo

Por meio deste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a constituição da autoria na produção escrita de textos de alunos que participaram de sessões de contação de histórias. Os textos dos alunos foram analisados textos de alunos das séries iniciais conforme o paradigma indiciário e a Análise do Discurso pecheutiana. Por meio da análise destes textos, veiculados na forma de narrativas e formatados em pequenos livretos, obtivemos os seguintes resultados: indícios organizados como marcas de autoria e a identificação da manifestação autoritária do discurso pedagógico escolar. Por meio do debate entre indícios de autoria e as marcas do discurso pedagógico foram postos em questão os mecanismos ideológicos envolvidos nas posições discursivas que foram possíveis de serem analisadas.

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Biografia do Autor

ANDERSON DE CARVALHO PEREIRA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Psicologia pela USP com estágio na Universidade de Paris XIII. Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi professor visitante (convidado) da Universidade Nacional de Córdoba (UNC, Argentina) em 2015. 

MILENA ALVES FERREIRA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Pedagogia e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

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Publicado

2018-04-15

Como Citar

DE CARVALHO PEREIRA, A. ., & ALVES FERREIRA, M. . (2018). LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 206–228. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7972

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