VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO

Autores

  • ANA PAULA POLI Universidade Julio de Mesquita Filho
  • DENIS DOMENEGHETTI BADIA Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8205

Palavras-chave:

escola, violência, imaginário, ambivalência, cotidiano, complexidade

Resumo

O presente artigo busca evidenciar um imaginário da violência que estrutura e desestrutura a instituição escolar expressando a complexidade do fenômeno com base na ambivalência em que esse é composto. Também, reconhecer a pluralidade da violência enquanto fenômeno complexo que é intrínseco ao homem, configurando-o e configurando um imaginário sociocultural do ambiente escolar. Assim, embasados na Teoria da Complexidade de Edgar Morin e na Teoria do Imaginário criada por Gilbert Durand mostramos o quanto a escola é um ambiente rico em termos simbólicos organizacionais e pode nos oferecer pistas para o enfrentamento da violência escolar.

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Biografia do Autor

ANA PAULA POLI, Universidade Julio de Mesquita Filho

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Julio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Araraquara (Bolsista Capes). Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Julio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Araraquara. 

DENIS DOMENEGHETTI BADIA, Universidade de São Paulo

Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1993). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999). Pós-Doutorado junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com bolsa da FAPESP (2000-2001). 

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

POLI, A. P. ., & DOMENEGHETTI BADIA, D. . (2018). VIOLÊNCIA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO A LUZ DO IMAGINÁRIO. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 249–268. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8205

Edição

Seção

Artigos