FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • IRAN DE MARIA LEITÃO NUNES Universidade Federal do Maranhão
  • MARIA NATÁLIA PEREIRA RAMOS Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8241

Palavras-chave:

Formação docente, Interculturalismo, Multiculturalismo, Interculturalidade

Resumo

A diversidade multifacetada, hoje presente no espaço escolar, está a exigir bases formativas que possibilitem aos professores e às professoras o convívio com a multi/interculturalidade. Quadro que nos motivou a trazer algumas reflexões sobre a temática, na busca de evidenciar sua relevância no processo de formação docente, visando compreender o multi/interculturalismo e suas implicações na educação, com base nos estudos de Candau (2008), Freire (1992, 2002), McLaren (2000), Hall (2003), Carvalho e Carvalho (2008) e Ramos (2010, 2011, 2012, 2013), bem como de evidenciar nos dispositivos legais da formação docente no Brasil referências sobre diversidades e multi/interculturalismo, na defesa de uma formação intercultural. O estudo revela que estes dispositivos legais não garantem e não significam sua efetivação nos espaços escolares e em instituições formadoras. É, portanto, premente o debate sobre estas temáticas na formação docente, compreendendo-a como uma formação de caráter intercultural, na perspectiva de transformação social, visto que a interculturalidade implica em um novo paradigma e reposicionamento metodológico, epistemológico e ético.

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Biografia do Autor

IRAN DE MARIA LEITÃO NUNES, Universidade Federal do Maranhão

Professora do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão.  

MARIA NATÁLIA PEREIRA RAMOS, Universidade Aberta

Diretora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais. Investigadora Coordenadora do Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”, Universidade Aberta, Lisboa.  

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

LEITÃO NUNES, I. D. M. ., & PEREIRA RAMOS, M. N. . (2021). FORMAÇÃO DOCENTE E MULTI/ INTERCULTURALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES. Linguagens, Educação E Sociedade, 180–197. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8241

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