REDES MEDIADORAS DE APOIO E PROTEÇÃO NA TRAJETÓRIA DE ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING ESCOLAR E OS PROCESSOS DE RESILIÊNCIA EM-SI

Autores

  • MARCOS VINICIUS FRANCISCO Universidade Estadual Paulista
  • RENATA MARIA COIMBRA Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6136

Palavras-chave:

bullying escolar, redes mediadoras de proteção, resiliência em-si, teoria histórico-cultural

Resumo

Neste artigo, analisou-se o impacto das redes mediadoras de apoio e proteção na trajetória de adolescentes vítimas de bullying escolar, favorecedoras da resiliência em-si. Como referencial foi utilizada a teoria histórico-cultural, que tem como base o materialismo histórico dialético. Os(as) participantes da pesquisa foram 06 jovens de uma escola pública, localizada no interior paulista. Como procedimentos metodológicos, adotaram-se entrevistas semiestruturadas com os participantes, para problematização do conteúdo implícito nas fotografias tiradas por eles e nas filmagens de um dia de suas vidas. Os resultados apontaram que, dentre as redes mediadoras de proteção, as relações interpessoais e familiares tiveram papel decisivo na vida dos(as) participantes, ao funcionarem como um ponto de apoio diante das adversidades vivenciadas, inclusive, as promotoras de bullying escolar. Muitas das práticas e atividades sociais experienciadas também funcionaram como mecanismos mediadores de proteção, pois permitiram que eles(as) se sentissem valorizados(as) e reconhecidos(as) pelo coletivo. No entanto, por mais que as redes pesquisadas, por meio dos processos de “resiliência em-si” tenham cumprido papel essencial ao auxiliá-los(as) no enfrentamento da condição em que se encontravam, não há como desconsiderar a continuidade do bullying escolar no sistema de organização capitalista. 

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Biografia do Autor

MARCOS VINICIUS FRANCISCO, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).  

RENATA MARIA COIMBRA, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP).  

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

VINICIUS FRANCISCO, M. ., & COIMBRA, R. M. . (2019). REDES MEDIADORAS DE APOIO E PROTEÇÃO NA TRAJETÓRIA DE ADOLESCENTES VÍTIMAS DE BULLYING ESCOLAR E OS PROCESSOS DE RESILIÊNCIA EM-SI. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 525–555. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6136

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