SONS E IDEAIS PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA: VILLALOBOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8751

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Manifesto da Educação Nova, Educação Musical, Canto Orfeônico

Resumo

Este estudo tem como horizonte as articulações políticas e pedagógicas do maestro Heitor VillaLobos com três signatários do Manifesto da Educação Nova (1932), no âmbito do Instituto de Educação do Rio de Janeiro; a saber, os intelectuais: Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto e Fernando de Azevedo. Mobilizadas pelo conceito de documento/monumento de Le Goff (2010), as diferentes fontes do trabalho abarcam partituras, correspondências, escritas autobiográficas, manuais didáticos, relatórios e periódicos, além de duas entrevistas com ex-alunas da instituição no período em questão. Os documentos foram selecionados principalmente no Centro de Memória da Educação Brasileira, sediado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Como resultado dos contrapontos entre as propostas de Villa-Lobos e dos signatários, entendem-se as proximidades dos ideais. Porém, ao se tratar do Instituto, percebe-se que a conjuntura da instituição difere das comunidades educativas das classes populares. Sobretudo na medida em que era um exemplo prático de observância do modelo ideal de escola. 

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Biografia do Autor

EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI, Estado do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd e do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí – UFPI; Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Proped/UERJ.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

GONZAGA DO MONTI, E. M. . (2019). SONS E IDEAIS PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA: VILLALOBOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 301–321. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8751

Edição

Seção

Dossiê Temático

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