“TORNE-SE PROFESSOR E AUMENTE SUA RENDA”: O DISCURSO DE NEGAÇÃO DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i42.7777

Palavras-chave:

Profissão docente, Kroton Educacional, Formação docente, Análise do Discurso

Resumo

O presente estudo analisa o discurso da Kroton Educacional sobre a formação e a profissão docente no Brasil. Ao longo do texto, demonstra-se ser recorrente, no Brasil, a utilização de políticas ditas emergenciais para o recrutamento de professores, medidas sempre justificadas face ao déficit de docentes para a demanda da Educação Básica. Para atingir o objetivo estabelecido, recorreu-se ao arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux em articulação com o materialismo histórico dialético. Esse referencial permite concluir que o discurso das redes educacionais Anhanguera e Unopar, ambas do sistema Kroton, desqualifica a docência como profissão, legitima sua desvalorização social e nega a necessidade de conhecimentos pedagógicos sólidos para o seu exercício.

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Biografia do Autor

VALCI MELO, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), instituição onde cursou o Mestrado em Educação e a licenciatura em Ciências Sociais.  

MARIA DO SOCORRO AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE, Universidade Federal de Alagoas

Professora associada da Universidade Federal de Alagoas, graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística. Atua nos programas de Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística e em Educação da UFAL. 

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

MELO, V. ., & AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE, M. D. S. . (2019). “TORNE-SE PROFESSOR E AUMENTE SUA RENDA”: O DISCURSO DE NEGAÇÃO DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (42), 146–166. https://doi.org/10.26694/les.v0i42.7777

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